Aprimorando avaliações formativas online com a integração Geogebra-Moodle + Espelhos de Bragg eletrônicos no desenvolvimento de nova classe de fotodetectores

Data de Início: 
quinta-feira, 4 Abril, 2024 - 16:00
Palestrante: 
Prof. Germano Maioli Penello | DFMT - IFUSP
Local: 
Auditório Abrahão de Moraes

Resumo: Dois assuntos serão brevemente abordados neste colóquio. Inicialmente, apresentarei um projeto voltado para o aprimoramento do sistema de avaliações formativas utilizado na disciplina "Introdução às Ciências Físicas 1" (ICF1), desenvolvido no CEDERJ, consórcio responsável por oferecer cursos de graduação na modalidade semipresencial no estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho, elaboramos uma avaliação que não apenas quantifica a nota dos alunos, mas também funciona como uma ferramenta eficaz para identificar um grupo específico que necessita de atenção durante o semestre. As avaliações foram estruturadas de modo a fornecer imediatamente aos alunos suas notas e a correção das questões, permitindo que eles as repitam tantas vezes quanto desejarem, sem penalização. A análise realizada concentra-se na evolução das notas de todos os alunos em cada tentativa, destacando um grupo que, apesar de repetidas tentativas, não consegue melhorar suas notas, mesmo tendo interesse em refazer a avaliação diversas vezes. Além disso, será apresentado como a integração Geogebra-Moodle permite o desenvolvimento de questões com objetos interativos, com o objetivo de aprimorar ainda mais o sistema de avaliação online. Algumas questões interativas serão apresentadas para exemplificar o potencial desse tipo de questão em avaliações online.
 
Em um segundo momento, discutirei minha pesquisa no desenvolvimento de heteroestruturas semicondutoras do grupo III-V para a fabricação e caracterização de dispositivos optoeletrônicos nanoestruturados. Abordarei como o confinamento eletrônico é utilizado no desenvolvimento de uma nova classe de fotodetectores. Devido à semelhança com as interferências construtivas e destrutivas observadas em um espelho de Bragg para a luz, essa nova classe está sendo chamada de detector de espelho de Bragg quântico (QBMD - quantum Bragg mirror detector). Nesta apresentação, mostrarei como utilizamos super-redes (uma sequência de vários poços quânticos) na criação de estados ligados no continuum (BIC, bound state in the continuum) e estados eletrônicos vazantes (quasi-BIC) nos QBMDs. Serão apresentados fotodetectores desenvolvidos recentemente e as expectativas para o futuro desta nova classe de detectores.
 
Sobre o palestrante: Professor no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre julho de 2017 e dezembro de 2023, e coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Física do IF-UFRJ entre junho de 2020 e agosto de 2022. Coordenador da disciplina Introdução às Ciências Físicas (ICF1) no CEDERJ (Universidade Aberta do Brasil) desde 2018. Foi professor adjunto do Departamento de Eletrônica e Telecomunicações (DETEL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre março de 2015 e junho de 2017. Realizou pós-doutorado na Universidade de Princeton entre 2013 e 2015. Possui graduação (2007), mestrado com bolsa FAPERJ Nota 10 (2009) e doutorado em Física (2013) pela UFRJ, tendo realizado um doutorado sanduíche na Universidade de Princeton entre 2010 e 2011.

Acessos:

  • Auditório Abrahão de Moraes no IFUSP;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.

 

Desenvolvido por IFUSP