Transições de Spin em Minerais do Manto Terrestre | Colóquio IFUSP

Data de Início: 
quinta-feira, 22 Agosto, 2024 - 16:00
Palestrante: 
Profª Renata Maria Mattosinho Wentzcovitch | Columbia University
Local: 
Auditório Abrahão de Moraes

Resumo: Pressure and temperature-induced spin-state change in iron in lower mantle minerals is an unusual phenomenon with previously unknown consequences.  High-pressure and high-temperature experiments have offered a wealth of new information about this class of materials problems. I will discuss key experimental data, contrast them with ab initio results and thermodynamic models, show the implications for fundamental phenomena taking place at the atomic scale and their macroscopic manifestations, and discuss potential geophysical consequences of this phenomenon.  

 
Sobre a palestrante:
Renata M. M. Wentzcovitch
Professora dos Departamentos de Física Aplicada e Matemática Aplicada, e Ciências da Terra e Ambientais, Observatório da Terra Lamont-Doherty, Columbia University

Foi professora do Departamento de Engenharia Química e Ciência dos Materiais da Universidade de Minnesota e ex-membro das faculdades de pós-graduação da Escola de Física e Astronomia, Departamento de Ciências da Terra, Programa de Física Química e Programa de Computação Científica, onde foi Diretora de Pós-Graduação. Originalmente do Brasil, possui bacharelado e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo e um Ph.D. em Física da Matéria Condensada pela UC Berkeley.
Foi professora visitante regular na Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA), Trieste (IT) de 1998 a 2006, e no Instituto de Tecnologia de Tóquio desde 2002, onde é pesquisadora principal do Instituto de Ciências da Vida da Terra.
Ao longo das últimas duas décadas, sua pesquisa tem se concentrado principalmente na Terra e materiais planetários, com ênfase particular nas propriedades acústicas / sísmicas dos minerais, incluindo aqueles que contêm ferro e passam por mudanças no estado de spin. É membro da Sociedade Americana de Física, da União Geofísica Americana, da Sociedade Mineralógica da América, da Associação Americana para o Avanço da Ciência e da Academia Americana de Artes e Ciências. Recebeu o Prêmio Sênior de Cientistas dos EUA da Fundação Humboldt e a decreção visitante Wilhelm Heraeus 2016 da Universidade de Frankfurt. Atenta na linha de Cátedra da Divisão de Física Computacional da APS desde 2017.

Acessos:

  • Auditório Abrahão de Moraes no IFUSP;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.

     

Desenvolvido por IFUSP