Palestras

PALESTRA 1: Prof. VALDIR GUIMARÃES
TÍTULO: Nucleossintese de elementos leves
Resumo:

PALESTRA 2: Prof. MAHIR SALEH HUSSEIN
TÍTULO: Espalhamento de arco-iris entre partículas atômicas e nucleares
Resumo

PALESTRA 3: Prof. PAULO REGINALDO PASCHOLATI
TÍTULO: Física na Análise de Obras de Arte
Resumo:

PALESTRA 4: Prof. DANIEL R. CORNEJO
TÍTULO: Introdução ao Nanomagnetismo
RESUMO:
Nesta palestra serão apresentados alguns tópicos de interesse atual dentro do campo do Nanomagnetismo. Explicaremos aspectos básicos do comportamento diferenciado das nanopartículas magnéticas. Discutiremos sobre a importância científica-tecnológica dos materiais magnéticos em nanoestruturas, apresentando alguns problemas em aberto dentro do campo e as aplicações, tanto existentes quanto potenciais, na tecnologia.

PALESTRA 5: Prof. LUIS GREGÓRIO DIAS
TÍTULO: Combinando transporte eletrônico em nanoestruturas e teoria quântica de muitos corpo
RESUMO:
Os avanços tecnológicos na área de nanociência permitiram o desenvolvimento de uma gama de dispositivos eletrônicos com tamanhos da ordem de nanômetros, os chamados "nanodispositivos". Além do grande potencial de aplicações tecnológicas, tais dispositivos oferecem oportunidades únicas se fazer ciência básica e investigar em detalhe uma rica gama de fenômenos Físicos. Exemplos vão desde manifestações bem conhecidas de mecânica quântica (tunelamento, interferência e estados ligados) até fenômenos ditos "emergentes" como estados quânticos de muitos-corpos e transições de fase quânticas.
Nesse seminário, pretendo dar uma visão geral dessa área e mostrar como materiais nanoestruturados podem ser usados para investigarmos alguns fenômenos instigantes em sistemas de elétrons correlacionados.
Discutirei ainda a utilização de ferramentas computacionais como o Grupo de Renormalização Numérico e o Grupo de Renormalização por Matriz Densidade para o estudo de propriedades de transporte e não-equilíbrio e a sua conexão com resultados experimentais obtidos para diferentes sistemas nanoscópicos (pontos quânticos semicondutores, junções moleculares, etc.).

PALESTRA 6: Profa. KALINE RABELO COUTINHO
TÍTULO: Estudos Teóricos de efeito de solvente em moléculas de interesse biológicos
Resumo:

PALESTRA 7: Prof. IBERE LUIZ CALDAS
TÍTULO: Confinamento Magnético de Plasma em Tokamaks
RESUMO:
Inicialmente, serão introduzidas as características e propriedades principais de um plasma confinado em um tokamak. A seguir será feito um relato sobre a situação das pesquisas em tokamaks no Brasil e no mundo, inclusive sobre o projeto de construção de um tokamak internacional, ITER, em Cadarache (França). Finalmente, serão apresentadas algumas pesquisas sobre a turbulência do plasma confinado e sobre trajetórias caóticas de partículas do plasma observadas nessas máquinas.

PALESTRA 8: Prof. PAULO EDUARDO ARTAXO NETTO
TÍTULO: Física das mudanças climáticas globais]
Resumo:

PALESTRA 9: Prof. ARMANDO PADUAN FILHO
TÍTULO: Condensação de Bose-Einstein de Magnon em NiCl2 4SC(NH2)2
RESUMO:
No início do século passado medidas do calor específico de sólidos levaram ao desenvolvimento da teoria quântica de sólidos, em especial a interpretação do calor específico em baixas temperaturas. Já no fim do século XX novos materiais foram responsáveis pela moderna ciência da matéria. O antigo interesse em transições de fase conduzidas por flutuações térmicas (transições termodinâmicas) foi alterado para o estudo de comportamento da instabilidade entre duas fases da matéria conduzida por flutuações quânticas (transições quânticas de fase). Neste particular, a procura por materiais que apresentam a chamada Condensação de Bose-Einstein (BEC), ou seja, a ocupação de um mesmo estado quântico por um grande número de partículas idênticas, tem sido objeto de um grande número de trabalhos experimentais e teóricos. (1) As premiações Nobel de 1997 e 2001 foram referidas a este assunto. Em um trabalho recente publicado por nós(2), o material Cloreto de Níquel e Tiureia, NiCL2.4SC(NH2)2, foi identificado como sendo um sistema que mostra uma BEC de magnons, no limite de baixasa temperaturas e quando submetido a campos magnéticos relativamente altos. Nesta palestra será mostrada a trajetória dessa identificação, que teve início em medidas efetuadas no Laboratório de Baixas Temperaturas do IFUSP. Serão mostradas também outras evidências experimentais efetuadas em conjunto com pesquisadores do laboratório de altos campos de Los Alamos. Mostraremos as novidades sobre BEC até o momento. (1) Nature Phys., 4, 198(2008), T.Giamarchi, C. Ruegg e O. Tchernyshyov. (2) Phys. Rev. Lett. 102, 077204, A. Paduan-Filho, K.A, Al-Hassanieh, P. Sengupta e M. Jaime.

PALESTRA 10: Profa. MARIA CECÍLIA SALVADORI
TÍTULO: Modificação de superfície
Resumo:

 

Página Inicial