Colóquio - “MÁQUINA DO MUNDO – Do Mecanicismo à Segunda Lei da Termodinâmica”

Data de Início:
quinta-feira, 9 Outubro, 2014 - 16:00
Palestrante:
Luiz Roberto Evangelista - Universidade Estadual de Maringá, Paraná
Local:
Auditório Abrahão de Moraes do Instituto da Física a USP

A partir da análise de parte da Correspondência Leibniz-Clarke e de alguns resultados de Laplace sobre a estabilidade do Sistema Solar, enfatiza-se a consolidação de uma imagem determinística do mundo e também das linhas mestras da filosofia mecanicista. Em seguida, a partir do estudo do resfriamento da Terra, descobre-se que a teoria da evolução, o resfriamento da Terra e a radioatividade são fenômenos que caem fora do marco da física newtoniana. Entra em cena a Segunda Lei da Termodinâmica, apresentada nas obras de Carnot e Clausius. Mostra-se, então, que o Universo de Clausius contrasta com o sistema de mundo de Laplace, no qual a conservação e a reversibilidade andam a par. O Colóquio será dedicado à análise histórica abreviada desse percurso.

Rua do Matão, travessa R, nº 187
Transmissão no site: www.iptv.usp.br