EINSTEIN e o Jogo da Relatividade

O Instituto de Física tem orgulho de apresentar o curso de difusão EINSTEIN E O JOGO DA RELATIVIDADE, para alunos do Ensino Médio. Iniciativa da Profª Fabiana Kneubil e do Prof. Manoel Robilotta do IFUSP, o projeto teve seu primeiro oferecimento no segundo semestre de 2018 e, devido ao enorme sucesso, está organizando novos oferecimentos.

Neste curso vamos explicar o que faz da relatividade a teoria mais famosa do mundo.

Serão discutidas as consequências trazidas por ela, de maneira prática, e os estudantes irão se surpreender com o que acontece no funcionamento de relógios, na percepção do espaço, na passagem do tempo e na relação entre massa e energia.

Um curso verdadeiramente imperdível ;)

:: Próxima turma: SUSPENSA!::

:: Tendo em vista a situação de transmissão sustentada do COVID-19 e as orientações para redução de contato social, a Reitoria determinou a suspensão de todas as aulas presenciais no campus até segunda ordem. Normalizando a situação, entraremos em contato para reagendar o oferecimento do curso. Agradecemos a compreensão de todos.

REGULAMENTO

EINSTEIN E O JOGO DA RELATIVIDADE - 3ª edição

CURSO DE DIFUSÃO GRATUITO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

1. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

• 03 / 03 – Abertura das inscrições
  • 31 / 03 – Encerramento das inscrições
  • 09 / 04 – Prazo máximo para confirmação de inscrição pelos alunos
  • 13 / 04 – Divulgação da lista dos selecionados e convocação da lista de espera
  • 16/04, 23/04, 30/04, 07/05 – Aulas

2. INFORMAÇÕES DO CURSO

Coordenador: Prof. Manoel Robilotta - IFUSP

Ministrante: Profa. Fabiana Kneubil

Público-alvo: Alunos do Ensino Médio - preferencialmente escola pública

Objetivos:

• Aprofundar conceitos de física moderna, especialmente da teoria da relatividade restrita.
  • Promover uma disseminação do conhecimento científico
  • Dar oportunidade para que os estudantes entrem em contato com a física contemporânea, de forma a valorizar o conhecimento e incentivar a busca por carreiras científicas e tecnológicas.

Carga Horária Total: 25 horas

Certificação: O curso oferece certificação USP. O documento será enviado aos alunos em até um mês após o fim das aulas.

Aulas e Programa:

O curso será oferecido presencialmente, às 5ªs feiras, das 14h00 às 17h30, nas datas de 16/04, 23/04, 30/04, 07/05 no Instituto de Física da USP, Rua do Matão 1371 – Cidade Universitária/Butantã, São Paulo. Sala 2022 da Ala Central.

• O Universo Físico Clássico; Teorias e as Regras do Jogo na Física; Noções de Espaço
  • A noção de tempo e a sincronização de relógios
  • Relógios em movimento e o Jogo da Relatividade
  • Eventos, os Absolutos e as transformações de Lorentz
  • Fotografias do tempo e do espaço
  • Velocidade da Luz, Tempo Próprio, Simultaneidade e Causalidade
  • Massa e Energia
  • Novas Estruturas do Universo Relativístico

Referências:

• Bechara, M.J.; Duarte, J.L.M.; Robilotta, M.R.; Salém, S. apostila Física 4, IFUSP.
  • material produzido pelo curso

3. INSCRIÇÕES E VAGAS

O curso oferecerá 40 vagas a ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, que devem ser inscritos por seu professor. No mínimo 30 vagas serão reservadas para estudantes da rede pública.

Cada professor pode inscrever até 3 estudantes por colégio em que leciona, com indicação de ordem de prioridade. A cada três estudantes indicados, ao menos um deles deverá se identificar com o sexo feminino.

No caso de indicação de alunos de mais de um colégio, favor fazer nova inscrição.

Após a inscrição, o aluno será contatado pela secretaria, por e-mail, para confirmar o interesse pelo curso. Ele(a) deve se manifestar até o dia 09/04 para permanecer no processo de seleção.

4. CRITÉRIOS e SELEÇÃO

Para a seleção da turma, terão preferência, nesta ordem, os alunos:

1. Com prioridade mais alta na indicação do professor;
  2. Cursando série mais avançada;
  3. Mais velhos;
  4. Em ordem de inscrição.

5. CONVOCAÇÃO

Após a inscrição pelo professor, a produção do curso enviará um e-mail ao estudante, solicitando a confirmação de interesse em realizar o curso. Os alunos devem confirmar a participação até a data de 09/04, de acordo com as instruções constantes do e-mail de contato.

6. CONTATO

Para outras dúvidas, contate-nos em ccex@if.usp.br. Atendimento somente por e-mail.

:: INSCRIÇÕES SUSPENSAS ::