Diretrizes da Comissão de Cultura e Extensão do IFUSP

As atividades da Comissão de Cultura e Extensão são pautadas na reflexão sobre duas questões essenciais:

• O que é extensão no contexto do IFUSP? Em outras palavras, qual o potencial presente no IFUSP em termos de atividades de extensão?
            • Qual deve ser a atuação da CCEx-IF a fim de concretizar esse potencial?

A CCEx-IF considera como atividades de extensão todas aquelas que procuram levar o ensino e a pesquisa desenvolvidos na Universidade ao público externo. A partir dessa definição simplificada, podemos identificar as seguintes áreas de atuação dentro do IFUSP:

• Divulgação Científica e Institucional
            • Educação Básica
            • Aplicações e Inovações Tecnológicas
            • Atuação profissional do físico

A partir da identificação dessa áreas, a comissão empreende diversas ações a fim de responder à segunda questão acima.

A fim de incentivar e apoiar as atividades de extensão desenvolvidas por membros do IFUSP, a comissão procura:

• conhecer o perfil dos membros do IFUSP em termos de atividades de extensão;
            • coordenar projetos de âmbito mais geral e abrangente nas diferentes áreas de extensão, que permitam engajar membros da comunidade ifuspiana em atividades de extensão;
            • oferecer, com sua infraestrutura, assistência aos membros do IFUSP que coordenam projetos de extensão universitária;

Outra área importante de atuação da CCE-IF consiste em cuidar da interface entre o IFUSP e a sociedade:

• divulgando as atividades desenvolvidas no IFUSP;
            • entrando em contato com o público alvo das atividades de extensão do IFUSP, essencialmente escolas, empresas e o público em geral.

Acompanhe nosso trabalho por meio de nossos Relatórios Anuais disponíveis abaixo: