Nanopartículas magnéticas encapsuladas com polímeros: plataforma para diagnóstico e terapia de doenças

Data de Início:
quinta-feira, 8 Junho, 2017 - 16:00
Palestrante:
Prof. Valmir Chitta - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Nanopartículas magnéticas biocompatíveis envoltas em materiais poliméricos, adequadamente escolhidos, são plataformas promissoras para terapia e identificação de doenças. Uma de suas principais aplicações é no diagnóstico e tratamento do câncer. Tais partículas podem ser utilizadas, por exemplo, como agentes de contraste para imageamento por ressonância magnética e na terapia de alguns cânceres por magneto-hipertermia. Dessa forma, nesse colóquio serão apresentados resultados recentes da produção, encapsulamento e caracterização de nanopartículas visando, principalmente, o diagnóstico e tratamento do câncer no cérebro.

INFORMAÇÕES DO PALESTRANTE

O Prof. Valmir é bacharel em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em Física pela Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1991). Atualmente é Professor MS-5 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Física de Semicondutores, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas e de transporte, semicondutores magnéticos diluídos, nitretos, heteroestruturas semicondutoras, campos magnéticos intensos e baixas temperaturas.