Sistemas determinísticos - uma abordagem estocástica

Data de Início:
quinta-feira, 3 Agosto, 2017 - 16:00
Palestrante:
Dr. Marcelo Miranda Viana da Silva - IMPA
Local:
Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP

Uma das descobertas mais intrigantes da teoria matemática dos sistemas dinâmicos é que, em muitos casos, fenômenos regidos por leis determinísticas podem ser melhor entendidos por meio de ferramentas de natureza probabilística. Neste colóquio, serão discutidos algumas ideias e resultados nesse sentido.

INFORMAÇÕES SOBRE O PALESTRANTE: O Dr. Marcelo Miranda Viana da Silva graduou-se em matemática pela Universidade do Porto em 1984 e concluiu o doutorado em sistemas dinâmicos em 1990, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Trabalha também com teoria do caos. É o atual diretor-geral do IMPA, instituição que faz pesquisa de ponta e organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Foi o primeiro brasileiro e primeiro matemático, juntamente com François Labourie, a receber em 08/06/2016 o Grande Prêmio Científico Louis D., principal premiação científica da França, oferecido pelo Institut de France. Preside o comitê organizador do Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018, a ser realizado no Brasil de 1 a 9 de agosto de 2018.  Escreve semanalmente às sextas-feiras na Folha de São Paulo, mostrando como a matemática pode transformar vidas e ser divertida.

Assista à gravação via IPTV - http://www.iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=37310