A busca por matéria escura: desafios e perspectivas.

Data de Início:
quinta-feira, 30 Agosto, 2018 - 16:00
Palestrante:
Profa. Dra. Ivone F. M. Albuquerque - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - IFUSP

Neste colóquio farei uma breve descrição das evidências de matéria escura, de alguns candidatos à sua composição e sua conexão com a física de partículas. Seguirei descrevendo a detecção direta e indireta, concentrando em alguns dos trabalhos realizados no IFUSP, incluindo nossa participação no experimento DarkSide. No final, mencionarei perspectivas na busca por matéria escura.

Informações sobre a palestrante:  Sua área de pesquisa é a de matéria escura, neutrinos e raios cósmicos de altas energias. Realizou seu bacharelado no IFUSP; no seu doutorado participou de um experimento no Fermilab, obtendo o título pelo IFUSP. Realizou pós-doutorado na Rutgers University e na  Universidade de Chicago. Foi "Research Associate" no Fermilab e "Assistant Research Physicist" na Universidade da California - Berkeley, onde trabalhou com o prêmio nobel George Smoot. Atualmente é professora associada no IFUSP.

ENTRADA FRANCA

Transmissão Via IPTV - http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=39428