Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger: apresentação de experimentos do acervo

Data de Início:
quinta-feira, 24 Outubro, 2019 - 16:00
Palestrante:
Equipe do LDEWH
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - IFUSP

ENTRADA FRANCA

Resumo:

Nos anos 1970, o Professor Ernesto criou a Prateleira de Demonstrações, com o objetivo de apoiar os docentes que quisessem realizar demonstrações experimentais em suas aulas de teoria, principalmente nas disciplinas básicas de Física ministradas na USP, além de possibilitar que os estudantes realizassem pequenos projetos experimentais. Hoje, após quase 50 anos, o Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger (LDEWH) possui um acervo de mais de 500 experimentos, grande parte desenvolvida no próprio laboratório, mantém o objetivo de apoio aos docentes e estudantes do Instituto, e ampliou sua ação: recebe visitas de escolas e público em geral; realiza exposições em eventos como USP-Escola, Feira de Profissões da USP, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Dia Internacional da Luz, além de participar do projeto Extramuros da USP. Para efetivar essas ações, o LDEWH conta com: 12 bolsistas PUB e uma estagiária; o físico Claudio Furukawa, responsável pelo laboratório, tanto no seu andamento como na produção de novos experimentos; o técnico Carlos Marques e a coordenação de uma comissão de 4 docentes.

Neste colóquio, Claudio Furukawa e bolsistas mostrarão como as atividades de apoio e atendimento são realizadas, apresentando alguns dos experimentos como: gerador eletrostático Van de Graaf e efeitos com objetos carregados a alta tensão, tubos cantantes, luz estroboscópica e efeitos sobre ventilador girante e gotas de água oscilantes, entre outros.