Teses, Dissertações e Monografias

BAGDONAS, Alexandre. Controvérsias Envolvendo a Natureza da Ciência em Sequências Didáticas sobre Cosmologia. São Paulo: Tese IFUSP, 2015. (texto)

BASILIO, Sofia Guilhem. A Ideologia em Materiais de Divulgação Científica: Um Estudo da Imagem de Einstein em Discursos sobre as Ondas Gravitacionais. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2018. (texto)

BRILHANTE, Alexander Coelho. Posturas Epistemológicas de Mario Schenberg e o Processo de Institucionalização da Física no Brasil (1934-1944): Relações entre Concepção de Ciência e Contexto Científico. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2018. (texto)

CARDOSO, Danilo. Mídia, Ciência e Ensino: Problematizações na formação inicial de Professores de Física. São Paulo: Tese IFUSP, 2019. (texto)

CARDOSO, Danilo. A Complementaridade dos Pensamentos Narrativo e Matemático na Gestação da Teoria da Relatividade Geral. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2015. (texto)

GURGEL, Ivã. Elementos de uma Poética das Ciências: Fundamentos Teóricos e Implicações para o Ensino. São Paulo: Tese FEUSP, 2010. (texto)

HASTENREITER, Roberto Cruz. Das Palavras aos Quanta: Analogia como Elemento do Pensamento e Ferramenta Didática em Aulas de Física Quântica na Educação Básica. São Paulo: Tese IFUSP, 2015. (texto)

MACHADO, Yuri A. Michelutti. Diálogo e Conhecimento no Ensino de Física: Contribuições a partir das Epistemologias de Paulo Freire e Galileu Galilei. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2017. (texto)

MILNITSKY, Renan. Epistemologia e Currículo: Reflexões sobre a Ciência Contemporânea em Busca de um Outro Olhar para a Física de Partículas Elementares. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2018 (texto)

NORONHA, André. Dois Argumentos pelo Conhecimento sobre a Ciência no Ensino de Ciências: Por uma Contraideologia do Conflito e um Metaconhecimento Poderoso. São Paulo: Tese IFUSP, 2018. (texto)

NORONHA, André. Interpretando a Relatividade Especial: Discutindo o Debate Realismo e Antirrealismo Científicos no Ensino de Ciências. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2014. (texto)

OLIVEIRA, Leandro dos Reis. Análise da Apropriação de Ideias Freireanas de Educação por Professores em uma Proposta de Aulas sobre Aquecimento Global. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2016. (texto)

ROCHA, Maristela. A Necessidade do Pensamento Filosófico para a Compreensão da Física: um Estudo Inspirado em Wittgenstein no Contexto da Mecânica Newtoniana. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2015 (texto)

ROCHA, Maristela. A responsabilidade da escola na descolonização do conhecimento: encontrando os significados de 'transmissão cultural' e de 'voz do sujeito' para o nosso tempo. São Paulo: Tese IFUSP, 2019 (texto)

SAITO, Márcia Tiemi. A Genese e o Desenvolvimento da Relacao entre Fisica Quântica e Misticismo e suas Contribuicoes para o Ensino de Ciencias. São Paulo: Tese IFUSP, 2019 (texto).

VELASQUEZ, Felipe. Concepções de Cultura na Aprendizagem em Física: das Perspectivas Educacionais às Representações dos Alunos. São Paulo: Dissertação IFUSP, 2014. (texto)