Artigos

TAVARES, H.; GURGEL, I.; VIDEIRA, A. A. P. César Lattes e as Técnicas de Produção e Detecção de Mésons: A Prática Científica como Objeto Histórico. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 42, 2020. Fontes Primárias Citadas no Artigo + Entrevista com César Lattes.

GURGEL, I. Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol.37, n.2, 2020.

GURGEL, I.; WATANABE, G. The Writing of the History of Science from de Notion of Scientific Field. Transversal: Internationa Journal for the Historiography of Science, vol. 8, 2020

TAVARES, H. O Historiador, a Memória e o Arquivo: Vestígios de Práticas Científicas pelo Brasil e EUA. Em Contrução: Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de Ciência, n.7, 2020

COELHO, A. B. Mário Schenberg na Rede Científica Transnacional de Gleb Wataghin. Em Contrução: Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de Ciência, n.7, 2020

BASILIO, S. G. O Eclipse Solar de Maio de 1919 e as Relações Científicas de entre Brasil e Inglaterra. Em Contrução: Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de Ciência, n.7, 2020

BAGDONAS, A. Propostas para a Educação Científica com Base em Estudos na História da Física na Primeira Metade do Século XX. Em Contrução: Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de Ciência, n.7, 2020

MINILTSKY, R. A Circulação de Ideias sobre Interações Fundamentais como Síntese Embrionária do Modelo Padrão da Física de Partículas Elementares. Em Contrução: Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de Ciência, n.7, 2020

CARDOSO, D.; GURGEL, I. Por uma Educação Científica que Problematize a Mídia. Linhas Críticas, vol. 25, n.1, 2019

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. O Maior Erro de Einstein? Debatendo o Papel dos Erros na Ciência Através de um Jogo Didático sobre Cosmologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, p. 97-117, 2018

KNEUBIL, F. B.; KARAM, R.; GURGEL, I.; ROBILOTTA, M. R. Electromagnetism as a World View: Implications for the Teaching of Energy. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, p. e4311-1-e4311-8, 2017

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. Quem Descobriu a Expansão do Universo? Disputas de Prioridade como Forma de Ensinar Cosmologia com Uso da História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, p. e2602-1-e2602-14, 2017

CARDOSO, D.; GURGEL, I. A Complementaridade dos Pensamentos Narrativo e Matemático na Gestação da Teoria da Relatividade Geral. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, p. 745-773, 2017

ROCHA, M.; GURGEL, I. Descriptive Understandings of the Nature of Science: Examining the Consensual and Family Resemblance Approaches. Interchange, v. 48, p. 1-27, 2017

GURGEL, I.; PIETROCOLA, M.; WATANABE, G. The Role of Cultural Identity as a Learning Factor in Physics: a Discussion Through the Role of Science in Brazil. Cultural Studies of Science Education, v. 11, p. 349-370, 2016

WATANABE, G.; WATANABE, G.; COSTA, L.; GREGORES, E.; GURGEL, I.; MERCADANTE, P.; MUNHOZ, M. O Evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: Contribuições sobre seu Papel na Comunicação Científica a partir de Percepções de seus Participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, p. 3401-1-3401-12, 2016

WATANABE, G.; GURGEL, I. As Marcas Sociais Deixadas Pelas Escolas em Nossos Professores de Ciências: A Questão da Violência Simbólica. Revista Contexto & Educação, v. 31, p. 116-148, 2016

CARDOSO, D.; NORONHA, A.; WATANABE, G.; GURGEL, I. Texto Jornalístico sobre Ciência: uma Análise do Discurso sobre a Natureza da Ciência. Alexandria, v. 8, p. 229-251, 2015

WATANABE, G.; GURGEL, I.; MUNHOZ, M. O que se pode Aprender com o Evento Masterclasses - CERN na Perspectiva do Ensino de Física de Partículas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, p. 1-10, 2014

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. Controvérsias sobre a Natureza da Ciência como Enfoque Curricular para o Ensino de Física: O Ensino de História da Cosmologia por Meio de um Jogo Didático. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, p. 242-260, 2014

WATANABE, G.; WATANABE-CARAMELLO, G.; RIBEIRO, R. A.; GURGEL, I. The Students View about What it is a Scientist. Latin - American Journal of Physics Education, v. 6, p. 359-363, 2012

GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. Uma Discussão Epistemológica sobre a Imaginação Científica: a Construção do Conhecimento através da Visão de Albert Einstein. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, p. 01-12, 2011

GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. O Papel da Imaginação no Pensamento Científico: Análise da Criação Científica de Estudantes em uma Atividade Didática sobre o Espalhamento de Rutherford. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 91-122, 2011

WATANABE, G.; GURGEL, I. Redescobrindo a Ciência Nacional Através de uma Visita ao Laboratório de Pesquisa Pelletron. Ciência em Tela, v. 4, p. 1-9, 2011

Desenvolvido por IFUSP