Física nuclear

Duas das quatro forças fundamentais, as interações nucleares fortes e fracas, são o principal objeto de estudo da física nuclear. A formação de hádrons (bárions, tais como os prótons e nêutrons, e os mésons) compostos por quarks e glúons é o principal tema de pesquisa do Grupo de Hádrons e Física Teórica. Esse grupo estuda não apenas os mésons, com dois quarks, e os bárions, com três quarks, mas também as partículas exóticas com mais de três quarks. Em altas temperaturas ou densidades bariônicas, os quarks e glúons formam um novo estado da matéria, o plasma de quarks e glúons, que deve ter existido nos primeiros microssegundos após o big-bang que deu origem ao Universo. Esse plasma poder ser estudado em laboratório a partir de colisões entre núcleos pesados a altíssimas energias. O grupo High Energy Physics  and Instrumentation Center estuda esse tipo de colisão participando do experimento Alice do acelerador Large Hadron Collider (LHC) localizado no laboratório europeu CERN. Vários grupos conduzem seus trabalhos experimentais no Laboratório Aberto de Física Nuclear. O Grupo de Espectroscopia de Raios Gama desenvolve pesquisas em estrutura nuclear de altos spins, propriedades eletromagnéticas de estados nucleares excitados, espalhamento elástico múltiplo de íons pesados em sólidos, mecanismos de reação através de coincidênciaa gama-partícula. O Grupo de Reações entre Íons Pesados estuda as reações nucleares que ocorrem em colisões enre dois núcleos atômicos. Para isso, é necessário compreender a interação nuclear média entre íons e os diferentes precessos de reação e sua relação com a estrutura nuclear. O Grupo de Reações Diretas e Núcleos Exóticos é responsável pela produção de feixes secundários de núcleos fora da lina de estabilidade.  O equipamento RIBRAS é único na América do Sul e dedica-se à produção em laboratório de núcleos com elevado número de prótons ou nêutrons (núcleos exóticos). O entendimento de reações de fusão, que impulsionam a evolução e a morte das estrelas, é o principal tema de pesquisa do Grupo de Fusão de Núcleos Pesados. A estrutura alfa de núcleos leves é estudada pelo Grupo de Emulsões Nucleares. A instrumentação é desenvolvida tanto pelo High Energy Physics  and Instrumentation Center quanto pelo Laboratório de Instrumentação e Partículas. Experimentos em física nuclear também são conduzidos no Laboratório do Acelerador Linear. Nesse laboratório, grupos experimentais estudam fotodesintegração nuclear, eletrodesintegração nuclear, espectroscopia nuclear, reações nucleares e estrutura nuclear. Raios cósmicos também são estudados em colaboração com observatório internacional Pierre Auger, Argentina. Os processos da interação de partículas e radiação eletromagnética com a matéria também são objetos de einteresse na área de física nuclear e experimentos nesse sentido são realizados nos quatro aceleradores de partículas do Instituto de Física.

Física Hadrônica

Luiz Carlos Chamon
Leandro Romero Gasques
Marcos Aurélio Gonzalez Alvarez