Todas as Notícias

Concurso de Artes para a Semana de Recepção: Votação Aberta

Com informações de Julia B.A. Silva, em nome da Comissão de Recepção aos Calouros.

--

A Comissão de Recepção anuncia que o período de votação para as propostas de artes para a Semana de Recepção 2026 está aberto entre 06 e 21/12.

Atenção: para votar é necessário ter vínculo com o IFUSP e usar seu e-mail USP.
 
É possível votar em duas categorias distintas.
  • Traço: o 1º lugar estampará as ecobags e o 2º lugar estampará as camisetas do CEFISMA;
  • Cor: o 1º lugar ilustrará o Mural de Boas vindas e o 2º lugar estampará os adesivos.
 
-> Prestigie os trabalhos incríveis e VOTE AQUI no seu favorito de cada categoria
 
 
 

International Summer Session da Fudan University

Com informações do Centro USP-China.

--

A Universidade Fudan, localizada em Xangai na China, está com inscrições abertas para o seu programa de verão a ser realizado entre os dias 13 de julho e 7 de agosto. Realizado desde 2012, o programa já contou com a participação de mais de 7.000 alunos de universidades de todo o mundo. 

Na edição de 2026 serão oferecidos 40 disciplinas (todas ministradas em inglês), dois cursos de atividades esportivas (dança tradicional chinesa e kung fu) e aulas de língua chinesa (nível básico, intermediário ou avançado). Além disso, também estão programadas diversas atividades extracurriculares, como tours por Xangai e cidades vizinhas, visitas a empresas chinesas, entre outras.

A USP recebeu da Universidade de Fudan 2 vagas para nomeação de alunos para participação no programa. Alunos nomeados são isentos da taxa de inscrição e do custo da matrícula. Contudo, ainda devem pagar os outros custos relacionados à viagem e ao tempo em Xangai (passagem aérea, hospedagem, subsistência e quaisquer outros gastos). O Centro USP-China não possui financiamento ou bolsa para os alunos nomeados.  

A seleção dos alunos nomeados será feita mediante análise do histórico escolar e da carta de recomendação.

Caso tenha interesse em ser um dos alunos nomeados pela USP, por favor, preencha ESTE formulário.

Além das duas vagas, qualquer aluno interessado e disposto a pagar a taxa de matrícula pode se inscrever diretamente no sistema da Fudan e comunicar à equipe do Centro USP China (pelo e-mail: chinacenter@usp.br) para ser nomeado como um aluno pagante e receber 10% de desconto na taxa de matrícula.

Confira a lista de cursos ofertados nesta edição.

-> Mais informações sobre o programa podem ser encontradas AQUI ou no PDF abaixo.

Elcio Abdalla é eleito presidente do conselho da Associação de Cosmologia dos BRICS

Com informações do Comitê Eleitoral do BRICS-AGAC.

O pesquisador Elcio Abdalla (FGE - IFUSP), foi eleito presidente do conselho do BRICS Association on Gravity, Astrophysics and Cosmology (BRICS-AGAC)

Com a escolha, o professor assume a liderança da entidade e passa a conduzir as próximas etapas institucionais. De acordo com o Estatuto e o Regimento Interno da AGAC, cabe agora ao novo presidente designar os membros do Board e seu Chair, órgão responsável por definir diretrizes gerais, aprovar propostas do Conselho (inclusive financeiras) e validar eventuais mudanças nos documentos normativos da associação.

O Board é composto por um Chair, um secretário e cinco representantes, um de cada país do BRICS, todos cientistas de destaque em suas áreas. O mandato é de cinco anos.

A IFUSP parabeniza o professor Elcio Abdalla pelo reconhecimento entre os pares e deseja uma gestão produtiva, voltada ao fortalecimento da colaboração científica entre os países do bloco.

 

 

Recuperação da Criogenia do DFMT - IFUSP

 
Por André Henriques e Valmir Chitta, em nome do comitê gestor e da comissão de usuários da Criogenia.
--

É muito bem conhecido que o esfriamento da matéria a temperaturas criogênicas do hélio líquido pode ser usado para desvendar processos físicos fundamentais, o que é de importância inestimável para o avanço da ciência e da tecnologia. 

Consciente do extraordinário potencial da pesquisa criogênica, em 1961 Mário Schenberg criou a primeira planta de liquefação de hélio no Brasil, abrigada no Departamento de Física dos Materiais e Mecânica (DFMT). Desde a sua fundação, a Criogenia do DFMT atendeu a demanda de hélio do Instituto de Física e de outras instituições brasileiras, incluindo hospitais. Entretanto, devido à ausência de manutenção de equipamentos e da infraestrutura da Criogenia, e de volumosos vazamentos de hélio para a atmosfera, no início de 2022 a Criogenia se tornou incapaz de seguir na prestação desse serviço. Alguns laboratórios do DFMT foram obrigados a abandonar a atividade de pesquisa criogênica por mais de 3 anos. 

Há um ano, a Criogenia do DFMT foi cadastrada no USP Multi, a plataforma de instalações multiusuário da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade. As normas internas do setor, bem como a equipe gestora e o comitê de usuários, foram aprovados pela Congregação do IFUSP em sua reunião de novembro de 2024 (conforme noticiado aqui). Desde então, com o apoio fundamental da nova chefia do departamento, de uma equipe qualificada de uma dezena de técnicos do departamento, e do apoio financeiro da FAPESP, a Criogenia passou por um longo e laborioso processo de recuperação técnico e administrativo que continua em curso. Alguns exemplos

  1. Equipamentos foram consertados, parte da infraestrutura foi reformada, grandes vazamentos de hélio foram eliminados, evitando desperdício deste insumo muito caro. Foram adotados novos procedimentos de liquefação que possibilitam a operação continuada do liquefator, reduzindo o risco de entupimento e de danos aos equipamentos, aumentando a produtividade de hélio líquido e minimizando vazamentos.
  2. A Criogenia foi informatizada. O estoque de hélio, as solicitações de serviço, os serviços prestados pela Criogenia, o diário da Criogenia, entre outras informações, podem ser acompanhados em tempo real pelo site da Criogenia.

Como consequência, a perda na reciclagem do hélio (porcentagem de hélio perdida na conversão de gás em líquido) foi reduzida em mais de uma ordem de grandeza, de 60% para menos do que 5%, valor próximo ao limite possível. Ainda há muito por melhorar, mas, atualmente, a Criogenia já tem condições de atender a demanda de toda a comunidade. O bom funcionamento da Criogenia é beneficiado pelo serviço de liquefação de hélio para empresas, em troca de gás hélio, o que garante a reposição da fração de hélio perdida na reciclagem.

Para mais informações, visite o site da Criogenia.

                  

1) Liquefator em funcionamento
2) Detalhe da tela de operação do liquefator
3) Tela do software de gestão do laboratório (controle informatizado de demandas e dos status do hélio e equipamentos)
4) Condensador

5) Sala das baterias



 

Cientista Thais Enoki é laureada com o Prêmio L’Oréal-Unesco “Para Mulheres na Ciência” por pesquisa em Física Biológica

A pesquisadora Thais Azevedo Enoki (FEP - IFUSP) acaba de ser reconhecida pelo Prêmio L’Oréal Mulheres na Ciência, na categoria Ciências Físicas, por seu trabalho pioneiro que explora como a assimetria das membranas celulares determina propriedades essenciais para o funcionamento e a sobrevivência das células.
 
O projeto se destaca no campo da física biológica, com métodos experimentais avançados. Diferentemente de modelos anteriores que estudavam "bicamadas lipídicas simétricas", sua pesquisa reproduz em laboratório a condição real das membranas biológicas: monocamadas com composições distintas, selecionadas pela natureza para enfrentar ambientes interno e externo muito diferentes.
 
Essa abordagem permite explorar questões que a ciência não conseguia investigar plenamente até pouco tempo. Uma delas é a distribuição do colesterol entre as duas faces da membrana, um problema em aberto há décadas. Outra linha central do projeto estuda como a perda dessa assimetria está associada a processos patológicos, abrindo caminho para diferenciar membranas de células saudáveis e doentes e, no futuro, identificar alvos específicos para terapias.
 
Ao caracterizar diagramas de fases, interações de acoplamento e propriedades mecânicas de membranas assimétricas, a pesquisa de Thais pode preencher lacunas importantes no conhecimento que aparece hoje em livros-texto de biologia celular. A longo prazo, os resultados têm potencial de impactar áreas como design de fármacos, interação vírus–célula, mecanismos de anestésicos e o entendimento de condições associadas à disfunção de lipídios.
 
Para a cientista, o prêmio representa um reconhecimento emocionante e inesperado, reforçando a relevância de ampliar a participação feminina na ciência: “A diversidade é fundamental para gerar grandes ideias. Visões diferentes enriquecem o pensamento científico.” Entre as mulheres que cita como fontes de inspiração, destacamos as professoras Vera Henriques, Teresa Lamy e Rosângela Itri, do IFUSP.
 
Em breve, divulgaremos a entrevista completa de Thais para a L'Oréal, realizada em celebração à sua conquista. Nossos parabéns à professora pelo reconhecimento! 

 

Thaís Azevedo Enoki no Prêmio L’Oréal Mulheres na Ciência 2025.
Foto: Divulgação.

Censo da Pós-Graduação 2025

Com informações do Presidente da Comissão de Pós-Graduação.
--
A Docentes, Pós-Doutorandos e Discentes: o Censo da Pós-Graduação da CAPES deverá ser respondido por todos entre 03/12/2025 e 26/02/2026.
 
Os programas que não atingirem 95% de adesão poderão ser impedidos de participar de programas de bolsas e auxílios, ações institucionais promovidas pela CAPES, e de ter seus relatórios homologados no sistema Coleta. É IMPRESCINDÍVEL RESPONDER AO CENSO INDIVIDUALMENTE NO SISTEMA SUCUPIRA.
 
O censo pode ser respondido EM POUCOS MINUTOS. Além das instruções abaixo, foi disponibilizado um passo-a-passo no Youtube (1min:24seg de duração)
  1.     O questionário deve ser acessado através do sistema Sucupira no link sucupira.capes.gov.br
  2.     Clicar em ENTRAR (canto superior direito), e então acessar o sistema pelo link CAPES (não utilizar GOV ou ORCID). Caso ainda não tenha o registro, utilizar o link “Não é registrado? Faça-o aqui!”
  3.     Para responder ao censo, clicar em “Responder agora” no banner amarelo.
  4.     Responder ao formulário (perguntas objetivas de múltipla escolha), e então clicar em “Concluir e enviar”.
 

Interdição dos auditórios Marcello Damy e Cesar Lattes

Com informações de Ademir Rodrigues, chefe das reservas de espaço no IFUSP, em 01/12/25.
--

A chefia do Serviço de Infraestrutura Predial do IF solicitou a interdição dos Auditórios Marcello Damy e Cesar Lattes pelo período de 15 de dezembro até 17 de janeiro de 2026, com vistas à limpeza e manutenção dos dutos de ar daqueles espaços. Recordamos também a continuação da situação de fechamento dos auditórios Gleb Wataghin e Giuseppe Occhialini.

Novo livro do professor Mário de Oliveira é lançado pela EDUSP

Com informações do autor Mário José de Oliveira (FGE - IFUSP) 

--

Já está disponível na plataforma da EDUSP "Estrutura das Teorias Físicas - Geométricas, Analíticas e Probabilísticas", novo livro de autoria do professor Mário José de Oliveira.

O livro traz como propósito a análise crítica do surgimento e do desenvolvimento das teorias físicas, entendendo-as não apenas como um empreendimento de descoberta, mas, principalmente, como uma invenção do intelecto humano, um exercício da criatividade associado ao pensamento racional. De acordo com o autor, a análise realizada se baseia na compreensão de que uma teoria científica possui como características essenciais uma estrutura composta por dois estratos interconectados, o primeiro deles formado por um conjunto de leis fundamentais e de outras leis obtidas a partir delas por raciocínio dedutivo e o segundo, formado pelo conjunto de conceitos que são representações da realidade objetiva.

"O objeto de nossa análise são as teorias físicas que foram desenvolvidas pelo menos desde o período helenístico. Argumentamos que a expansão extraordinária ocorrida a partir do século XVII se deveu à invenção do cálculo diferencial por Newton e Leibniz. Procuramos mostrar também que a definição clara e inequívoca de velocidade proporcionada pelo cálculo diferencial foi o evento singular que permitiu a passagem da teoria do movimento como uma teoria metafísica para uma teoria científica", comenta o professor.
 
A apresentação dos conteúdos segue uma organização feita de acordo com o arcabouço abstrato subjacente a cada teoria. As primeiras são as teorias geométricas surgidas entre Euclides e Newton. Na sequência, as teorias analíticas, partir do século XVIII, baseadas no cálculo diferencial. Por fim, teorias baseadas na teoria das probabilidades e na dinâmica estocástica, que incluem a mecânica estatística de Gibbs, as teorias do movimento browniano de Einstein e de Langevin, e seu desenvolvimento por Smoluchowski e por Geertruida de Haas-Lorentz. 
 
A EDUSP destaca a obra como "resultado de décadas de reflexão e ensino", indicando-a ao leitor como o oferecimento de "uma visão integrada da física como construção cultural". É possível realizar a compra direto pelo site da editora, entre outros canais de venda disponíveis. 
 
 

 

Novo modo de observar “dentro” da estrutura microscópica da água é descoberto por cientistas

Artigo: Non-local X-ray intermolecular radiative decay probes solvation shell of ions in water
Dos autores Johan Söderström, Lucas M. Cornetta, Victor Ekholm, Vincenzo Carravetta, Arnaldo Naves de Brito, Ricardo Marinho, Marcus Agåker, Takashi Tokushima, Conny Såthe, Anirudha Ghosh, Dana Bloß, Andreas Hans, Florian Trinter, Iyas Ismail, Debora Vasconcelos, Joel Pinheiro, Yi-Ping Chang, Manuel Harder, Zhong Yin, Joseph Nordgren, Gunnar Öhrwall, Hans Ågren, Jan-Erik Rubensson e Olle Björneholm.
Publicado em Nature Communications 16.
--

Novo modo de observar “dentro” da estrutura microscópica da água é descoberto por cientistas

A água é essencial para toda a química e para a vida, mas entender como ela interage com íons dissolvidos — como sódio e magnésio— tem sido um grande desafio científico. Agora, uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Universidade de Uppsala desenvolveu uma técnica inovadora de raios X que pode sondar diretamente a estrutura eletrônica e configuracional da camada de solvatação, a primeira camada de moléculas de água que envolve um íon em solução. O estudo, publicado na Nature Communications, relata a primeira observação de um processo chamado Decaimento Radiativo Intermolecular (IRD) em líquidos. 

Nesse fenômeno, quando um íon na água é ionizado por raios X, um elétron de uma molécula de água próxima preenche a lacuna na camada interna do íon, e a energia liberada é emitida como um fóton de raio X. Esse fóton emitido carrega uma impressão digital distinta do ambiente imediato do íon, permitindo que os pesquisadores, na prática, sondem a camada de solvatação “por dentro”. 

A camada de solvatação determina como os íons se comportam na água, influenciando tudo, desde a função biológica até a corrosão e a química das baterias”, diz o autor principal, Dr. Johan Söderström. “Nossa descoberta mostra que os raios X agora podem ser usados para revelar diretamente a estrutura eletrônica dessa região interfacial crítica.” 

Usando radiação síncrotron no Laboratório MAX IV em Lund, Suécia, a equipe investigou soluções aquosas de íons de sódio e magnésio. Ao analisar os fótons de raios X emitidos, eles identificaram assinaturas espectrais distintas originadas de moléculas de água vizinhas — evidência clara do processo IRD recém-descoberto. 

A pesquisa, resultado de uma colaboração teórico-experimental, conta também com a participação do Professor Lucas Cornetta, do IFUSP, um dos pesquisadores da frente teórica do trabalho. Cornetta é um dos responsáveis pela modelagem teórica e computacional do sinal de IRD, abrangendo desde simulações para caracterizar estruturas dos íons metálicos em solução, a nível molecular, até o cálculo das seções de choque de emissão não-local de raios-X, baseados em métodos de química quântica. Sobre a importância do trabalho, comenta o professor do IF: "Além de aprofundar o entendimento da fenomenologia das interações intermoleculares em solução, a elucidação dos mecanismos de decaimento não-local abre caminho para uma nova técnica de caracterização, capaz de complementar métodos já consolidados, como a espectroscopia de fotoelétrons".

A modelagem teórica confirmou que o IRD surge da hibridização orbital sutil entre o íon e as moléculas de água circundantes. Notavelmente, o processo é sensível apenas à primeira camada de solvatação, tornando o IRD uma sonda excepcionalmente seletiva de ambientes químicos locais em líquidos. 

Este é o primo radiativo do conhecido Decaimento Coulombiano Intermolecular”, explica o autor sênior, Prof. Olle. Björneholm. “Mas, ao contrário dos métodos baseados em elétrons, o IRD emite raios X que podem escapar das profundezas do líquido, permitindo-nos explorar as propriedades da solução em sua totalidade.” 

Além do sódio e do magnésio, os pesquisadores também sugerem que o IRD pode ser detectável em outros sistemas, incluindo íons de metais de transição e ânions, sinalizando que o fenômeno é geral — e potencialmente transformador para o estudo da química aquosa e biológica. Essa descoberta abre caminho para estudos específicos de elementos e sítios da estrutura de solvatação, ligações químicas e dinâmica ultrarrápida em líquidos usando fontes avançadas de síncrotron e laser de elétrons livres.

 
 

Recesso FAPESP 2025-2026

Comunicado sobre os meses de dezembro/2025 e janeiro/2026


Envio de Relatórios Científicos, Prestações de Contas e outros documentos:

- No período de 20 de dezembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026, a entrega de Relatórios Científicos (RC) e documentos deverá ser feita via correios, para processos em papel. Para processos SAGe, o envio é realizado via sistema.
- As Prestações de Contas deverão ser submetidas exclusivamente em formato eletrônico via SAGe (ou via GIP para processos vinculados à USP).


Envio de conta corrente para Bolsas:

Números de contas correntes de Bolsas poderão ser informados normalmente no período, pelo SAGe: no menu “Processos -> Meus Processos”, selecionar o processo concedido; no menu “Mais Ações”, selecionar a opção “Informar Dados Bancários”.


Liberações de recursos

As liberações de recursos deverão ser solicitadas até o dia 17 de dezembro de 2025. Após essa data, esse serviço ficará indisponível, retornando em 20 de janeiro de 2026.


Solicitações de ressarcimento da contribuição previdenciária

Os pedidos de ressarcimento deverão ser solicitados até o dia 17 de dezembro de 2025.


Atendimento:

- O atendimento telefônico não funcionará no período de 22 de dezembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026.

- O serviço Converse com a FAPESP receberá mensagens normalmente e funcionará em regime de plantão no período de 05 de janeiro de 2026 a 19 de janeiro de 2026 nos assuntos a seguir:

 

Páginas

Desenvolvido por IFUSP