Palestras 2016

Palestra 1: Valdir Guimarães

Astrofísica nuclear: somos feitos de poeira estelar?

Palestra 2: André Bohomoletz Henriques

Utilização de pulsos  de luz para controlar e monitorar o estado magnético da matéria

O controle sobre o estado quântico ocupado por um elétron, átomo ou molécula, em particular o controle do spin, é um assunto fascinante do ponto de vista fundamental, com potencial aplicações tecnológicas. Para controlar estados quânticos é necessário acesso à escala temporal ultra-curta, isto é, de femto e pico-segundos, que são unidades de tempo típicas dos processos quânticos. Utilizamos pulsos de luz ultra-curtos para manipular e monitorar estados quânticos, que se manifestam através de magnetização, ondas de spín, birrefrigência, dicroísmo, etc. Para melhor compreender as observações, e para fazer previsões em cenários ainda não explorados, desenvolvemos modelos quânticos, utilizando técnicas de auto-consistência, simulações de Monte Carlo, etc. São iapresentados resultados obtidos com o controle ótico ultra-rápido de estados eletrônicos em átomos artificiais, em semicondutores magnéticos e cristais moleculares.

Palestra 3:  Nilberto Medina

Como raios cósmicos limitam a vida útil de satélites

Nessa palestra é feita uma breve introdução sobre raios cósmicos, satélites em órbita da terra e também sobre ambientes com alta dose de radiação. São discutidos os principais efeitos da radiação em dispositivos eletrônicos e são apresentados alguns laboratórios do Instituto de Física da USP e do Centro Universitário da FEI que estão sendo preparados para o estudo de componentes eletrônicos quando submetidos feixes de raios-X, feixes de prótons e de íons pesados.

Palestra 4: Rafael Sá de Freitas
Materiais magnéticos geometricamente frustrados

Palestra 5: José Roberto Brandão Oliveira

Medidas de reações nucleares de dupla troca de carga, sua conexão com a física de neutrinos, e a participação do IFUSP no projeto NUMEN (LNS/INFN, Catania)
Nesta palestra é apresentado o Projeto NUMEN, desenvolvido nos Laboratórios Nacionais do Sul (LNS/INFN), Catania, Itália, em colaboração com o IFUSP, que objetiva as medidas elementos de matriz de reações nucleares de dupla troca de carga. É abordada a conexão do projeto com a física de neutrinos, e são apresentados detalhes das atividades que serão realizadas no IFUSP, envolvendo o desenvolvimento de um calorímetro para medidas de raios gama.

Palestra 6: Marco Aurélio Brizzotti Andrade
Levitação acústica: da pesquisa básica às aplicações

Nesta palestra é apresentado o princípio de funcionamento de um dispositivo de levitação acústica e também é mostrado que a técnica de levitação acústica pode ser utilizada não apenas para suspender partículas em ar, mas também para transportar e mover partículas em ar e em meios líquidos. Para finalizar, são apresentadas algumas aplicações da técnica de levitação acústica e é feita uma revisão sobre os dispositivos de levitação que têm sido desenvolvidos ao redor do mundo.

Palestra 7:José Luiz Lopes

Dicroísmo circular com radiação síncrotron: aplicações em Biofísica

Uma das áreas da Física que se dedica a investigar a dinâmica, a estrutura e as interações das moléculas biológicas umas com as outras é a Biofísica Molecular. Neste campo, diferentes modelos e técnicas físicas são frequentemente desenvolvidos e aprimorados para o entendimento dos sistemas biológicos. Esta palestra aborda uma das metodologias amplamente utilizada nos estudos estruturais de proteínas: a espectroscopia de dicroísmo circular com radiação síncrotron (SRCD). Os princípios do dicroísmo circular, suas vantagens com o uso da radiação síncrotron e aplicações da metodologia no estudo do comportamento dinâmico de proteínas serão apresentados nesta palestra

Palestra 8: Daniel Reinaldo Cornejo
Nanomagnetismo e seu abrangente campo de aplicações: da tinta do grafiteiro ao cérebro dele

Palestra 9:Carlos Eduardo Fiore dos Santos
Transições de fase e fenômenos críticos

Palestra 10: Paulo Alberto Nussenveig
A Pós-Graduação no IFUSP

Palestra 11: Enrico Bertuzzo
Como treinar o seu neutrino: 85 anos de oscilações

Palestra 12: Fernando Silveira Navarra
50 anos do modelo de quarks
Vamos rever a origem do modelo de quarks, sua evolução ate os dias de hoje e suas aplicações em física de hadrons e física nuclear. Em particular, vamos falar do plasma de quarks e glúons e dos novos hadrons.

Palestra 13 e 14: Fuad Daher Saad
Show de Física
O Show de Física constitui-se de uma série de demonstrações abordando diversos assuntos interessantes sobre a Física. Supervisionados por um professor coordenador, monitores treinados fazem uma apresentação lúdica, divertida, dinâmica, envolvente e interativa, permitindo que os alunos contextualizem, ampliem e estimulem o seu perfil científico.