Colóquio - A equação de Schrödinger re-examinada

Data de Início:
quinta-feira, 20 Outubro, 2016 - 17:00
Palestrante:
Prof. Wolfgang P. Schleich - Universität Ulm (Alemanha) e Texas A&M University (U.E)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Num colóquio em Zurique, em 1925, Peter Debye apresentou a Erwin Schrödinger um grande desafio: propor uma equação de onda para a matéria. Não é surpreendente que ele tenha proposto várias equações diferentes antes de se decidir por aquela que hoje chamamos de equação de Schrödinger dependente do tempo. Infelizmente, ele não apresentou muitas motivações para sua escolha. Nessa palestra, apresentamos uma breve história do nascimento da equação de Schrödinger e descreveremos nossos trabalhos [1, 2] nesse tópico, centrados em três propriedades características da mecânica quântica: (i) ela apresenta um acoplamento simétrico entre a amplitude e a fase da onda quântica, (ii) ela permite uma maior liberdade à fase que aquela permitida pela ação clássica, e (iii) ela permite a invariância de gauge.

[1] W.P. Schleich, D.M. Greenberger, D.H. Kobe, and M.O. Scully, Proc. Nat. Acad. Sci. 110, 5374 (2013)

[2] W.P. Schleich, D.M. Greenberger, D.H. Kobe, and M.O. Scully, Phys. Scr. 90, 108009 (2015)

Informações sobre  o palestrante:

Wolfgang P. Schleich é professor titular na Universidade de Ulm, na Alemanha.  Suas principais áreas de interesse são em ótica quântica, principalmente onde há interfaces com questões fundamentais da mecânica quântica, relatividade geral, teoria dos números, mecânica estatística e dinâmica não-linear. O Prof. Schleich é autor de numerosos artigos científicos e de livros, dentre os quais Quantum Optics in Phase Space. Ele tem extensa experiência editorial em diversas revistas, como Optics Communications e Physical Review Letters. Ele foi membro e vice-chairman do comitê de seleção da fundação Alexander von Humboldt durante quase dez anos. Entre os prêmios que recebeu estão a Medalha Otto-Hahn, o prêmio Gottfried Wilhelm Leibniz e o prêmio Willis E. Lamb. Ele é fellow da American Physical Society, da Optical Society of America e da European Physical Society, entre outras.

Rua do Matão, 1371 - travessa R

Transmissão no site: www.iptv.usp.br