Por que a física é difícil? - Considerações epistemológicas e pedagógicas sobre o aprendizado

Data de Início:
quinta-feira, 20 Setembro, 2018 - 16:00
Palestrante:
Profa. Dra. Anne Louise Scarinci Peres - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - IFUSP

Serão abordados aspectos da natureza da construção e comunicação do conhecimento científico e sua conexão com os processos de aprendizagem de física, através da problematização de uma situação comum nas aulas de Ciências Naturais que é a dificuldade de compreensão dos conceitos pelos alunos, e os erros persistentes nas avaliações, mesmo após reiteradas explicações do professor. Discutimos como a visão epistemológica empírico-indutivista para a ciência favorece a emergência do preconceito de que a ciência seria um empreendimento “para gênios”.  A visão construtivista, por outro lado, requer rupturas profundas no paradigma educacional vigente.

A profa. Dra. Anne Scarinci é professora do Instituto de Física de São Paulo, graduada em Física e em Pedagogia com doutorado em educação. Atua na grande área de Ensino de Ciências, dentro da linha de pesquisa de Formação de Professores.

Evento destinado à graduação, pesquisa, docência e público em geral.

Transmissão via IPTV: https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=39455