Avaliação do método "Scale-up": desempenho dos alunos do IF/IAG nas disciplinas de física 1, 2 e 3 (2012 - 2017)

Data de Início:
quinta-feira, 23 Agosto, 2018 - 16:00
Palestrante:
Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado - IFUSP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP

Neste colóquio, serão apresentados resultados bastante promissores da alteração metodológica conhecida como “SCALE-UP”, introduzida a partir de 2015 nas disciplinas de Física 1 e 2 no IF-USP. O método se enquadra no conceito de aprendizagem ativa, eliminando exposições longas, intercalando-as com muitas atividades estilo "mão na massa", que, além de papel e lápis, fazem uso do moodle, de simulações numéricas e experimentos. Além de deixar bem claro o que de fato está sendo feito em sala de aula, vamos mostrar resultados estatísticos de desempenho obtidos a partir da análise de dados do sistema Júpiter nos anos de 2012 a 1017, das disciplinas de Física 1,2 e 3, que deixam clara a vantagem da metodologia empregada, com aumento da aprovação em físicas 1 e 2, sem prejuízo verificável da aprovação em Física 3.

INFORMAÇÕES SOBRE A PALESTRANTE: A Profa. Carmen possui graduação (1976) e mestrado em Física, com doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Exerceu o pós-doutorado no Laboratório Nacional de Brookhaven, NY, Estados Unidos (1991).  É atualmente professora sênior do Departamento de Física Geral do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Além das pesquisas em mecânica estatística, teoria do caos e sistemas complexos, vem participando nos últimos anos da equipe que introduziu metodologias ativas (scale-up) nas disciplinas de física 1 e 2 do IF.

ENTRADA FRANCA

Transmissão via IPTV - http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=39398