Redes complexas, sistemas dinâmicos e a física da atmosfera

Data de Início:
quinta-feira, 27 Setembro, 2018 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Henrique de Melo Jorge Barbosa (FAP)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP

Neste colóquio mostrarei como redes complexas e outras técnicas de sistemas dinâmicos tem nos ajudado a entender as interações entre a atmosfera e a biosfera. Discutiremos como perturbações na precipitação e na temperatura podem induzir a mudança de um estado de equilíbrio, por exemplo, com a transição da Amazônia de floresta tropical úmida para cerrado. Esta transição de fase apresenta forte histerese e suas consequências ultrapassariam os limites da floresta, pois as chuvas em parte do continente dependem da reciclagem da umidade sobre a Amazônia. Terminaremos discutindo a relevância deste bioma e dando um panorama geral das pesquisas realizadas no IF-USP nesta área.

palavras chaves: Redes complexas, Atmosfera, Amazônia

Informações sobre o palestrante : Possui graduação em Física, mestrado em Física e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na Universidade de Manchester e na Universidade de Maryland. Atualmente é professor associado junto ao Departamento de Física Aplicada do IFUSP. Trabalha com física aplicada a problemas ambientais e suas linhas de pesquisa atuais incluem aplicações de redes complexas ao clima, ciclo hidrológico e mudanças climáticas, interações biosfera-atmosfera na América do Sul, interações radiação-aerossóis-nuvens, e poluição do ar.

Transmissão VIA IPTV - http://iptv.usp.br/portal/home