Oficinas

Oficina 5 - “Explorando realidade virtual com materiais recicláveis”

Ministrante: Caetano Rodrigues Miranda - Departamento de Física dos Materiais e Mecânica 

Dias 11 e 13 (terça e quinta-feira), das 09h00 às 10h50

Local:  - Salas 1030 e 1032 - Laboratório Didático

Resumo: Esta oficina consiste na introdução e exploração dos fenômenos físicos através da realidade virtual a partir de dispositivos construídos com materiais recicláveis. Os participantes confeccionarão seus próprios óculos de realidade virtual utilizando materiais recicláveis e seus smartphones. Utilizaremos a realidade virtual para promover experiências perceptivas, a fim de vivenciar escalas muito distintas da que vivemos cotidianamente. Em particular, exploraremos os materiais na escala nanométrica, como se fossemos átomos ou moléculas, e assim desenvolver intuição sobre a forma, tamanhos, espaço e processos dinâmicos nessa escala. A oficina é uma iniciativa em colaboração com o projeto MARIIAS (Metodologias de Aprendizagem e Recursos de Interação Inclusivos em Ambientes de Simulação), que visa reduzir a desigualdade de gênero, inserindo e motivando o público em geral através de experiências imersivas e promovendo o diálogo entre Ciência e Arte.

 

Oficina 6 - “Introdução às simulações de Monte Carlo”

Ministrante: André Pinho Vieira - Departamento de Física Geral

Dias 11 e 13 (terça e quinta-feira), das 09h00 às 10h50

Local: Sala 2001 - Ala II

Resumo: Apresentaremos os fundamentos do método de Monte Carlo para simulações computacionais de sistemas físicos, com ênfase em física da matéria condensada. Após uma introdução geral, discutiremos ilustrações do método em sistemas magnéticos e em fluidos interagentes, por meio de atividades práticas guiadas.

 

Oficina 7 - “Experimentos e Demonstrações em Ótica”

Ministrantes: Mikiya Muramatsu e Diogo Soga - Departamento de Física Geral

Dias 11 e 13 (terça e quinta-feira), das 09h00 às 10h50

Local: Sala 2017 - Ala Central

Resumo: Inicialmente serão disponibilizados cerca de 25 experimentos relacionados a otica geométrica e física e a seguir discutir a fisica envolvida em cada um deles.No primeiro dia serão apresentados algumas possibilidades de construção de brinquedos cientificos como caleidoscopio, espectroscopio, disco de Newton, etc. Serão realizadas algumas demonstrações sobre arco-iris, sombras coloridas e projetor de gota, utilizando luz laser.

 

Oficina 8 - “Radiação Atmosférica: simulações de interações com gases, aerossóis e nuvens

Ministrante: Alexandre L. Correia – Departamento de Física Aplicada

Dias 11 e 13 (terça e quinta-feira), das 09h00 às 10h50

Local: Sala 2026 - Ala Central

Resumo: Nesta oficina será apresentado o código de transferência radiativa libRadtran, um dos pacotes mais utilizados atualmente em simulações para pesquisa em radiação atmosférica. O código será introduzido a partir de exemplos práticos e em problemas aplicados. Por exemplo, será abordado como simular a radiação solar incidente sobre a superfície da Terra, em condições de céu limpo, na presença de aerossóis atmosféricos ou nuvens. A oficina é voltada a iniciantes e pesquisadores buscando aprender de modo prático como configurar, executar e avaliar os resultados obtidos em simulações usando o libRadtran. É desejável conhecimento básico sobre o sistema operacional Linux.