Adesão bacteriana e formação de biofilmes: o que podemos aprender com ferramentas na nanoescala?

Data de Início:
quinta-feira, 10 Setembro, 2020 - 16:00
Palestrante:
Profa. Dra. Monica A. Cotta - IFGW-UNICAMP
Local:
Videoconferência

Resumo: A patogenicidade dos microrganismos está fortemente relacionada à formação de comunidades multicelulares estruturadas, chamadas biofilmes. A fixação superficial de uma bactéria planctônica, mediada por adesinas e substâncias poliméricas extracelulares hidratadas, é uma etapa crucial para a formação de biofilmes. Discutiremos aqui a aplicação de técnicas de microscopia e espectroscopia na nanoescala para o estudo do ciclo de vida do fitopatógeno Xylella fastidiosa, da adesão de célula única até a formação de biofilmes. Discutiremos também o uso de nanofios semicondutores como sensores de força para quantificar a interação célu -superfície e para o estudo in situ de drogas usadas no controle da infecção por X.fastidiosa em plantas.

Sobre a Palestrante: Possui graduação em Física (Bacharelado, 1984), mestrado (1987) e doutorado em Física (1991), obtidos pela Universidade Estadual de Campinas. Fez o pós-doutorado na AT&T Bell Laboratories (Murray Hill, USA, 1991-1993). Atualmente é professora associada livre docente (MS5.3) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nas áreas de Física da Matéria Condensada e Biofísica, com ênfase no estudo avançado de nanomateriais semicondutores e aplicações de microscopia óptica, eletrônica e de varredura por sonda ao estudo de biomateriais e biossistemas.

Palavras-chaves: biofilmes; adesinas; nanofios.