Cosmologia com o levantamento astrofísico J-PAS

Data de Início:
quinta-feira, 1 Outubro, 2020 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Luís Raul Weber Abramo - Instituto de Física-USP
Local:
Videoconferência

Resumo: A quase um século da descoberta da expansão do universo, vários mistérios ainda rondam a cosmologia, e o principal deles é o mecanismo por trás da aceleração da expansão do universo. Diversos novos levantamentos astrofísicos têm seu início planejado para os próximos meses e anos, com o objetivo principal de estudar essa aceleração e compreender se ela seria devido a uma nova substância chamada "energia escura", ou se é a Relatividade Geral que precisa ser alterada. Neste Colóquio eu vou dar um status do levantamento J-PAS, que teve sua "primeira luz" recentemente e deve começar a operar em plena capacidade dentro de alguns meses.

Sobre o palestrante: O Prof. Raul Abramo fez graduação no IFUSP, doutorado na Brown University e pós-doutorados na Universidade da Florida (EUA) e na Universidade de Munique (Alemanha). Iniciou a carreira como docente no IFUSP em 2002. É Professor Titular no Departamento de Física Matemática desde 2019. Sua atuação é na área de Cosmologia, com foco em formação de estruturas no universo, levantamentos astrofísicos e sua fenomenologia.

Palavras-chaves: Cosmologia; formação de estruturas; levantamentos astrofísicos.