O Prêmio Nobel de Física de 2020 e a história da busca pelos Buracos Negros Supermassivos no Universo

Data de Início:
quinta-feira, 5 Novembro, 2020 - 16:00
Palestrante:
Profa. Dra. Thaisa Storchi-Bergmann - Instituto de Física da UFRGS
Local:
Videoconferência

Resumo:Os “misteriosos” Buracos Negros foram o tema premiado com o  Nobel de Física de 2020. Eles podem ser descritos como estruturas do espaço-tempo em que a gravidade é tão grande que nada lhes escapa, nem mesmo a luz, e por isto levam este nome. No seu entorno, os efeitos preditos pela Relatividade Geral são particularmente evidenciados, como a curvatura do espaço e dilatação do tempo. A astrofísica norte-americana da Universidade da California em Los Angeles, Andrea Ghez, dividiu o prêmio com o astrofísico alemão Rheinhard Genzel, do Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics e com o físico inglês Roger Penrose, da Universidade de Oxford. Enquanto Penrose recebeu o prêmio por provar que o Buraco Negro era uma solução robusta das equações da Teoria da Relatividade de Einstein, Ghez e Genzel dedicaram-se a procurar por evidências observacionais da sua existência. Neste colóquio, após apresentar o conceito de buraco negro e discorrer um pouco sobre a previsão teórica de sua existência no mundo físico, vou sumarizar a história da busca por sinais observacionais dos buracos negros, realçando em particular a “caça” ao Buraco Negro no centro da Via Láctea pelos ganhadores do prêmio Nobel. Discutiremos algumas deficiências do ensino tradicional e, a seguir, apresentaremos uma nova proposta de ensino personalizado. No caso da Física, ela é baseada em 6 percursos distintos. O aluno pode percorrê-los na ordem que lhe parecer mais conveniente. Sua implantação é facilitada por meio do uso das novas tecnologias de ensino. Ela requer, além de uma plataforma de ensino adequada,  uma grande quantidade de recursos. A interatividade é algo que se busca alcançar em todos os recursos disponibilizados aos  alunos.

Sobre a Palestrante: A Dra. Storchi-Bergmann é a Chefe do grupo de pesquisa em Astrofísica do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da academia mundial TWAS,  Pesquisadora IA do CNPq. Em 2015 recebeu o Prêmio L’Oreal/UNESCO For Women in Science, pelo seu trabalho no estudo dos Buracos Negros Supermassivos e sua interação com as galáxias hospedeiras, ainda o tema central de sua pesquisa.

Homepage :www.if.ufrgs.br/~thaisa; Facebook: Astrofisica Thaisa Storchi Bergmann; Instagram: astrofisica_thaisa; Tweeter: thaisa_sb

Palavras-chaves: buracos negros, espaço-tempo, prêmio Nobel de física

Acesso:

► Via Zoom (para participação ao vivo): zoom.us/j/95791596559
Pelo app, reunião 957 9159 6559
► Ou YouTube (link acima)