Satélites do tamanho de uma caixa de sapatos e laboratórios que cabem no bolso – Uma nova revolução em física e tecnologia

Data de Início:
quinta-feira, 19 Novembro, 2020 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. J. Vanderlei Martins - UMBC
Local:
Videoconferência

Resumo: Os chamados pequenos satélites, variando do tamanho de um maço de cigarros até por volta o tamanho de uma máquina de lavar roupas têm revolucionado o uso do espaço orbital terrestre para múltiplas aplicações em ciência e tecnologia que não seriam possíveis com os satélites tradicionais. Em particular, no estudo da física da atmosfera terrestre, existe uma constelação de pequenos satélites fazendo uma variedade de medidas de propriedades geofísicas importantes para o monitoramento da saúde e manutenção do nosso planeta. Outros pequenos satélites estão sendo utilizados para aplicações em astrofísica, física planetária, heliofísica, etc. Diversas tecnologias têm sido estudadas e implementadas nesses satélites, incluindo novos detectores, processos físicos inovadores e até mesmo o uso de “quantum ghost imaging” para a obtenção de imagens além do limite de difração.  Esta apresentação mostrará o nano-satélite HARP (Hyper-Angular Rainbow Polarimeter), do tamanho de um pão de forma, que está neste momento orbitando a Terra, medindo propriedades da nossa atmosfera de forma inédita.  O polarímetro do HARP foi desenvolvido com financiamento da NASA, no Departamento de Física da Universidade de Maryland, Baltimore County (UMBC). Por outro lado, os “smartphones” e outras tecnologias pessoais oferecem uma grande variedade de sensores (câmeras digitais, fotodiodos, sensores de distância, acelerômetros, sensores de temperatura, magnetômetros, etc.) que podem ser utilizados para importantes aplicações científicas.  No meio da pandemia do COVID-19, o curso do laboratório de óptica da UMBC foi realizado virtualmente, com os alunos em casa, executando experimentos ópticos com o uso dos sensores do “smartphone”. Alguns destes experimentos serão discutidos nesta apresentação, em conexão com aplicações para medidas de Física da Atmosfera e o desenvolvimento de sensores para nano-satélites.

Sobre o Palestrante: J. Vanderlei Martins é Professor no Departamento de Física da University of Maryland, Baltimore County (UMBC), e membro do Climate and Radiation Laboratory, NASA Goddard Space Flight Center (GSFC), vinculado ao programa Joint Center for Earth Systems and Technology (JCET). Sua graduação, mestrado e doutorado foram na USP. Ele se uniu ao grupo de Estudos em Poluição do Ar no IFUSP em 1990 e conduziu pesquisa em física aplicada à atmosfera e ao ambiente.

Palavras-chaves: Aerossois, Atmosfera, heliofísica

Acesso:

► Via Zoom (para participação ao vivo): zoom.us/j/95791596559
Pelo app, reunião 957 9159 6559
► Ou YouTube (link acima)