Teste da universalidade entre o elétron e o múon no experimento LHCb

Data de Início:
quinta-feira, 27 Maio, 2021 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Murilo S. Rangel - Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Local:
Videoconferência

Resumo: Nas últimas décadas, discrepâncias entre medidas e previsões do Modelo Padrão têm sido constatadas em processos em que o ocorre a transição de um quark beauty (ou bottom) em um quark strange com a emissão de dois léptons carregados. Esses processos podem ser usados para testar a chamada universalidade do sabor dos léptons (LFU), que é uma simetria acidental do Modelo Padrão. Neste colóquio, apresentaremos o resultado mais recente do experimento LHCb que indica violação da LFU. A confirmação desse resultado em medidas futuras implicará na existência de partículas ou interações fundamentais desconhecidas. Além de medidas independentes de outros processos e experimentos, o experimento LHCb poderá aumentar a significância dessa evidência com um conjunto de dados maior coletado por um detector mais moderno, o qual iremos brevemente discutir.

Sobre o palestrante: Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Física de experimental de altas energias, busca pelo bóson de Higgs e novas resonâncias, produção de jatos em colisores hadrônicos.

Palavras-chaves: Partículas elementares, LHC, universalidade do sabor dos léptons

► Via Zoom (para participação ao vivo): https://zoom.us/j/99040780268

► Ou YouTube