A Agenda de Inovação na USP

Data de Início: 
quinta-feira, 9 Junho, 2022 - 16:00
Palestrante: 
Prof. Paulo Nussenzveig - Pró Reitor de Pesquisa e Inovação-USP
Local: 
Auditório Abrahão de Moraes

 

Acessos:

  • Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública. Acesse AQUI para ver no YouTube ou acompanhe na tela cima.
 
Universidades são, ao mesmo tempo, instituições que se alimentam de tradições de sua história milenar e locais de vanguarda, em permanente transformação. Nas últimas décadas, conhecimento se tornou um ativo econômico, com importância superior a ativos materiais. O avanço da economia do conhecimento exige transformações das universidades, que precisam se tornar, cada vez mais, criadoras desses ativos imateriais. 
Há um amplo reconhecimento que a inovação é crucial para a prosperidade das nossas sociedades. Na USP, definimos inovação como “o processo que parte de uma ideia e termina com o impacto na sociedade, seja ele social, cultural, ambiental ou econômico”. Por essa definição, esse processo exige criação conjunta entre a universidade e o setor externo, seja ele governamental, privado sem fins lucrativos, ou privado com fins lucrativos. Há importantes desafios de governança para conferir a agilidade indispensável na interação da USP com o setor externo e, ao mesmo tempo, assegurar nossa autonomia, preservando a liberdade de escolha de temas de pesquisa. Nesse colóquio, apresentaremos aprendizados de práticas adotadas em locais com grande sucesso em inovação, além das ações que estão em curso, visando a aceleração da inovação na USP. 
 
Sobre o palestrante: Paulo Nussenzveig é bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutor em "Physique Quantique" - Université Pierre et Marie Curie (Paris VI), École Normale Supérieure (1994). Ele é professor titular do IFUSP e pró-reitor de pesquisa e inovação da USP desde fevereiro de 2022. Suas áreas de interesse são Ótica Quântica, Física Atômica e Informação Quântica.
 

 

 

Desenvolvido por IFUSP