Criando “Little Bangs” no LHC - o Estudo de Colisões entre Íons Pesados a Energias Relativísticas

Data de Início:
quinta-feira, 18 Agosto, 2022 - 16:00
Palestrante:
Prof. Marcelo Munhoz - Departamento de Física Nuclear - IF-USP
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública. Acesse AQUI para ver no YouTube ou acompanhe na tela cima.

Resumo: Mais conhecido pelas colisões entre prótons, o Large Hadron Collider, maior acelerador de partículas já criado, também é capaz de gerar colisões entre núcleos de chumbo a altíssimas energias, nunca antes atingidas em laboratório. Essas colisões permitem a criação de pequenos “Big Bangs” ou “Little Bangs” onde quarks e gluons, constituintes elementares dos prótons e nêutrons presentes nos núcleos de chumbo, não se encontram mais confinados nessas partículas, mas formam um novo estado da matéria, chamado de Plasma de Quarks e Glúons. A compreensão desse sistema é crucial para um melhor entendimento da interação forte, responsável pelo confinamento dos quarks, assim como de situações extremas que podem ocorrer em nosso Universo. Neste colóquio, apresentarei algumas motivações para se estudar esses “Little Bangs", a maneira como isso é feito experimentalmente no LHC e alguns resultados interessantes desses estudos, não só do ponto de vista da física como também da tecnologia.

Sobre o palestrante: Professor Titular no Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física USP. Graduado e mestre em Física pela Universidade de São Paulo, realizou doutorado "sanduíche" em Física Nuclear pela USP, Wayne State University e Brookhaven National Laboratory. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase no estudo de colisões entre íons pesados relativísticos e instrumentação nuclear. Também tem atuado na área de divulgação científica.

Palavras-chaves: LHC, Little Bangs, Ions Pesados