A ginástica de dois hidrogênios para formar H2 em meios rarefeitos

Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública: acompanhe na tela cima pelo YouTube do IFUSP.

Resumo: A molécula de hidrogênio não é formada eficientemente pela associação de dois átomos de hidrogênio em a fase gasosa. Um terceiro corpo é necessário para absorver a energia liberada quando a ligação química é feita. Esta simples consideração está por trás do exaustivo esforço científico para explicar e quantificar a enorme abundância de H2 no Universo. Um grande número de experimentos foram realizados nas últimas décadas usando agregados microscópicos ou grandes hidrocarbonetos como terceiros corpos para determinar sua eficiência na produção de H2 nas mais diversas condições experimentais. Entre os mecanismos que podem ser explorados para fornecer a transferência de energia necessária para liberação H2 é a radiação ionizante. Entretanto, a detecção de H2 neutro concomitantemente com fragmentação molecular, geralmente liberando fragmentos iônicos, não é trivial. Nesta palestra, iremos descrever como a detecção de H2 neutro pode ser realizada à partir da ionização de hidrocarbonos. Em particular, analisaremos o caso do etileno (C2H4), molécula encontrada tanto no espaço interestelar quanto em atmosferas planetárias e que se mostrou altamente eficiente na produção de H2 pela fragmentação induzida por impacto de elétrons.

Sobre o palestrante: Possui graduação em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), graduação em Engenharia Elétrica Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980). Esteve como pesquisador visitante por um ano Instituto de Física da UNAM (Mexico), em 1981-1982, na Universidade de Stanford (USA) em 1987 e na Kansas State University (USA), em 1994. Em 1993 foi eleito Fellow da American Physical Society pela Divisão de Física Atômica e Molecular desta Sociedade e, em 2002, Distinguished Visiting Fellow do Center for Experimental Physics da Queens University of Belfast. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: ionização, perda eletronica, colisao ion-atomo e fragmentação de moléculas por impacto de elétrons.

Palavras-chaves: colisao ion-atomo,  ionização, perda eletrônica