Emaranhamento e o Nobel de Física de 2022

Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.

Resumo: Em sua edição de 2022, a Academia Real de Ciências da Suécia decidiu premiar os pesquisadores Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger “pelos experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação de desigualdades de Bell e inaugurando a ciência da informação quântica”.

É uma celebração de um resultado experimental que respondeu às questões formuladas por Einstein, Podolsky e Rosen em 1935 a respeito dos limites da Mecânica Quântica em representar de forma efetiva a natureza. Estas questões abriram espaço para uma ampla discussão filosófica, que acabou conduzindo à proposta feita por John Bell, em 1964, de uma relação matemática verificável experimentalmente, capaz de colocar um teste para a mecânica quântica.

Iremos discutir as origens desta discussão, o conceito envolvido na medida proposta por Bell, e as etapas da realização dos experimentos que estabeleceram o emaranhamento como um dos conceitos fundamentais da mecânica quântica. Os resultados experimentais abriram o caminho para a aplicação da quântica como teoria de informação, e levaram ao desenvolvimento de uma "Segunda Revolução Quântica", com potencial enorme para a resolução de questões matematicamente difíceis, além de problemas práticos que vão da metrologia à criptografia.

Sobre o palestrante: Tendo obtido o doutorado pelo Instituto de Fisica da USP em 2002, trabalhou no Laboratoire Kastler-Brossel/Université Pierre et Marie Curie e na Universidade de Toronto, antes de ser contratado como docente no nosso Instituto em 2004. Atua na área de ótica quântica e física atômica, com interesse em aplicações em informação quântica. Em particular, investiga a geração e a aplicação de emaranhamento de feixes de luz, lidando com variáveis contínuas do campo eletromagnético.

Palavras-chaves: Informação Quântica, emaranhamento, Revolução Quântica