A. Linhas de pesquisa em tomografia por ressonância magnética:
1. Desenvolvimento de novas técnicas para obtenção e tratamento de imagens
por Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
por Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
2. Desenvolvimento de dosímetros tridimensionais, empregando técnicas de Imagens por Ressonância Magnética (IRM), e construção de objetos simuladores para o planejamento de tratamentos médicos usando radiação ionizante.
3. Estudo das propriedades fisico-quimicas do pericárdio bovino, utilizado na confecção de válvulas cardíacas, através de RMN. Também são estudadas eventuais alterações destas propriedades no processo de liofilização e posterior hidratação deste material.
4. Análise da concentração de fosfatos de alta energia em corações explantados viáveis de ratos submetidos a pré-condicionamento isquêmico através da espectroscopia in-vivo de 31P.
5. Implementação, desenvolvimento e tratamento de dados de imagens funcionais por RM (fMRI do inglês, functional Magnetic Resonance Imaging).
6. Desenvolvimento de um equipamento que permita o registro do EEG no campo magnético com vistas ao seu acoplamento com sinais de fMRI para pesquisas na área de Neurociências.
7. Estudo de osteoporose usando RM.
B. Linhas de pesquisa em espectroscopia por RMN de alta resolução in-vitro:
1. Implementação e utilização metodologias de espectroscopia unidimensionais e bidimensionais, por RMN em estado líquido, para avaliações das alterações metabólicas em fluídos corporais ou extratos de tecidos devido a patologias com interesse clínico, utilizando o procedimento científico Metabonomic.
2. Aplicação de protocolos de quantificação por RMN em
estado líquido em lipoproteínas plasmáticas para a determinação de
concentrações absolutas referentes às classes e sub-classes destas partículas.
estado líquido em lipoproteínas plasmáticas para a determinação de
concentrações absolutas referentes às classes e sub-classes destas partículas.
3. Estudos, através de RMN em estado líquido, de processos oxidativos da lipoproteína LDL (do inglês, Large Density Lipoprotein) induzidos por íons de metais de transição (exemplo: cobre e ferro).
Determinação, através de RMN, de processos de difusão e oxidação em dosímetros de Fricke gel.