Grupo de Física Estatística

Informações Básicas
Departamento: 
FGE
Docente Responsável: 
Nestor Caticha, Carlos Eugênio I. Carneiro, Tânia Tomé Martins de Castro, Vera B. Henriques, Mario José de Oliveira, Carmen P.C. Prado,Silvio Roberto de Azevedo Salinas, André de Pinho Vieira, Domingos Humberto Urbano Marchetti e Carlos S.O. Yokoi
Email: 
nestor@if.usp.br, ceugenio@if.usp.br, ttome@if.usp.br, vera@if.usp.br, oliveira@i.usp.br, prado@if.usp.brssalinas@if.usp.br, apvieira@if.usp.br, marchett@if.usp.br e cyokoi@if.usp.br
Telefone: 
(11) 3091.6798, 3091.6795, 309

- Teoria de informação e interação de agentes que processam informação. Desenvolvimento e análise de algoritmos de aprendizagem. Limites de desempenho.   Com aplicações em: 1. Modelagem de dinâmicas de opinões em sociedades; 2. Dinâmica evolucionária; 3. Modelagem de sistemas neurais biológicos, sistemas sensoriais periféricos; 4. processamento de dados em aplicações a imagens funcionais por Ressonância Magnética (fMRI)

- Tenho me dedicado nos últimos anos ao estudo de métodos alternativos de renormalização em teoria de campos. Paralelamente, trabalho também no desenvolvimento de algoritmos de cluster para o estudo de sistemas de spin. A dinâmica destes algoritimos permite, entre outras coisas, eliminar efeitos de histerese em transições de fases de primeira ordem.
- Área de pesquisa: Mecânica Estatística de não-equilíbrio
(a)   Dinâmica de populações biológicas: modelagem por meio de autômatos celulares probabilísticos e modelos estocásticos em reticulados.
(b)   Transições de fase e fenômenos críticos em sistemas fora do equilíbrio termodinâmico.
(c)   Produção de entropia em sistemas descritos por processos markovianos.
- Termodinâmica e Física Estatística de sistemas físico-químicos e de interesse biológico (efeito hidrofóbico, agregação, proteínas e membranas). Tratamento analítico e simulações numéricas de modelos mínimos.
- Mecânica estatística de sistemas descritos pela distribuição de Gibbs e de sistemas descritos por equações mestras: a) transições de fase e fenômeno críticos, b) sistemas de spins com dinâmica estocástica; c) simulações numéricas pelo método de Monte Claro.
- Sistemas dinâmicos não lineares, sistemas complexos e aplicações interdisciplinares da mecânica estatística. Modelagem e simulação numérica. Sistemas Complexos: a) Aplicações de técnicas numéricas e analíticas desenvolvidas no estudo de sistemas dinâmicos não lineares, caos e mecânica estatística ao estudo da dinâmica de terremoto, problemas de interesse biológico (crescimento de tumores e ecologia), sociofísica (problemas de interesse sociológico), análise de séries temporais; b) Mecânica estatística de redes complexas.
- Transições de Fases e fenômenos críticos em modelos estatísticos. Sistemas desordenados.
- Pesquisa envolvendo a física estatística de sistemas desordenados, com ênfase em modelos para sitemas magnéticos e cristais líquidos, e o estudo teórico da propagação de trincas em meios desordenados
- Modelos de mecânica estatística, sistemas desordenados, zeros de Lee-Yang, grupo de renormalização, dinâmica dos zeros de Lee-Yang, dinâmica em modelos hierárquicos, equações diferenciais parciais de evolução, séries de Mayer via equações diferenciais, dímeros – vértices e Pfafianos, dinâmica de grupo de renormalização para férmions, matrizes aleatórias, matrizes de Jacobi esparsas, dimensão Hausdovff e dimensão de Fouriev de medidas espectrais, dinâmica de mapeamentos conforme, invariância conforme, universalidade.
- Sistemas Desordenados;
- Vidros de Spin;
- Campos Aleatórios

Desenvolvido por IFUSP