A proposta de bacharelado em Física (diurno) BAC-2011

Antonio Martins Figueiredo Neto
Local:
Auditório Novo 1

Uma das questões mais importantes que permeiam nossa atividade docente no IF  nos últimos anos é a discussão de uma reforma do bacharelado. Ministrar um curso de qualidade e atraente aos ingressantes é parte de nossa missão como professores. Diversas tentativas de reforma mais profunda e/ou atualizações curriculares pontuais foram feitas nos últimos anos no IF. Entretanto,  parece-nos clara a necessidade de aprofundar a discussão de uma reforma mais  substantiva, que envolva o corpo docente do Instituto na tentativa de buscar  a convergência de idéias. O Grupo de Trabalho (GT) BAC-2011 discutiu e  consolidou uma proposta de curso de bacharelado em Física (diurno) que está  disponibilizada no site http://web.if.usp.br/bac2011/. A proposta traz uma  reflexão sobre "que físico queremos formar?".  Busca, através de uma grade  curricular flexível, contemplar tanto o aspecto da sólida formação básica do  bacharel quanto a abertura para diferentes ramos da atividade profissional.  A grade curricular está dividida em ciclos: Ciclo Básico, Ciclo Avançado e  Ciclo de Optativas. A proposta prevê o oferecimento de Oficinas de Português  e Matemática para auxiliar os estudantes ingressantes no curso, um Plantão  de Monitores durante todo o dia e a existência de Tutores. A vocação desse  grupo de trabalho e a proposta ora consolidada é catalisar um movimento que  tenha como finalidade a construção de uma proposta de bacharelado para 2011,  que nos auxilie ainda mais a cumprir nossa missão como docentes da  Universidade de São Paulo. Neste colóquio a proposta será apresentada em  detalhes pelos membros do GT.