COLÓQUIO - Plasma de Quarks e Glúons: O menor, mais quente, e mais "perfeito" fluido já observado

Data de Início:
quinta-feira, 6 Junho, 2013 - 16:00
Palestrante:
Prof. Dr. Jorge Noronha - Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP.
Local:
Auditório Abrahão de Moraes - Instituto de Física da USP

Nesse colóquio serão discutidos os resultados experimentais recentes que levaram a conclusão de que um novo tipo de fluido fortemente interagente, chamado de plasma de quarks e glúons, tem sido formado em colisões de íons pesados ultra-relativísticos realizadas nos colisores RHIC e LHC. Mostraremos como o estudo desse sistema tem contribuído para definir o que é a dinâmica de fluidos dissipativos no limite relativístico. Além disso, discutiremos também como os novos métodos matemáticos desenvolvidos em teoria de supercordas têm sido usados para entender a fluidez quase perfeita do plasma de quarks e glúons observada experimentalmente.

Horário: 16:00 horas.
Local: Auditório Abrahão de Moraes – Instituto de Física da USP.
Entrada franca.
Transmissão via iptv.usp.br.