Entropia não aditiva e mecânica estatística não extensive: fundamentos, verificações e aplicações recentes. Coordenador do INCT

Data de Início: 
quinta-feira, 11 Março, 2010 - 16:00
Palestrante: 
Prof. Dr. Constantino Tsallis
Local: 
Auditório Abrahão de Moraes

RESUMO: O domínio central de aplicação da entropia e mecânica estatística de Boltzmann-Gibbs tipicamente focaliza os sistemas ergódicos. O que fazer para os outros? Em particular para aqueles cuja natureza geométrico/dinâmica encontra-se precisamente substancialmente fora da hipótese da ergodicidade? O uso de uma entropia não aditiva, e da mecânica estatística não extensiva que lhe está associada, fornece uma solução para varias classes destes sistemas anômalos, que incluem sistemas complexos em biologia, economia, dentre outros. Resultados recentes referentes aos fundamentos, verificações e aplicações desta teoria serão abordados, complementando assim a visão que foi oferecida em 2009 em colóquio na USP.
(http://tsallis.cat.cbpf.br/biblio.htm)

############################################################################################

Artigo publicado  em 04/03/2010

Experimento CMS gera primeiro artigo científico, publicado no Journal of High Energy Physics com participação brasileira. Experimento corrobora teoria formulada por Constantino Tsallis, do CBPF, em 1988 (foto: CMS/LHC/Cern)

Link FAPESP  http: //WWW.agencia.fapesp.br/matéria/11843/ciência-do-lhc.htm

Desenvolvido por IFUSP