A grade curricular - disciplinas obrigatórias e optativas

O curso é composto de disciplinas, classificadas nos tipos:

• Obrigatórias - As disciplinas obrigatórias são aquelas, como o nome diz, que são imprescindíveis de serem cursadas pelos alunos para obter o título de bacharel.
  • Optativas - As disciplinas optativas são aquelas de livre escolha do aluno para compor o seu currículo de forma a atender uma formação mais personalizada do profissional que está sendo formado.
Disciplinas obrigatórias e optativas são contabilizadas para compor a carga horaria mínima para habilitar o aluno a ter o título de bacharel. A carga horária nas disciplinas é constituída de créditos aula e de créditos trabalho, definidos como:

• Crédito aula - cada crédito aula corresponde a uma hora-aula (tipicamente 50 minutos) por semana. Uma disciplina com 4 créditos aula possui 4 horas-aula por semana.
  • Crédito trabalho – cada crédito trabalho corresponde a duas horas dedicadas às tarefas específicas a serem desenvolvidas fora da sala de aula. Uma disciplina com 2 créditos trabalho vai propor atividades para serem desenvolvidas fora do horário de aula por aproximadamente 4 horas por semana.
Para se formar bacharel em física no IFUSP é necessário cumprir um número mínimo de 160 créditos-aula. Algumas disciplinas experimentais contabilizam créditos-trabalho. Há ainda a possibilidade de o aluno cursar disciplinas extracurriculares que, no entanto, não são contabilizadas na carga horaria necessária para formação do aluno.

As grades curriculares completas para os cursos diurno e noturno do bacharelado em física podem ser obtidas no sistema Júpiter da USP, nos links:

Nas páginas abaixo mostramos os detalhes das grades curriculares, discutimos as disciplinas obrigatórias e optativas bem como fornecemos informações acerca da personalização da grade de disciplinas.