Pré-requisitos e grade horária

A matrícula em muitas disciplinas só é possível na medida em que algumas condições de aprovação ou matrícula simultânea em outras disciplinas são cumpridas. São condições para matrícula:

1. REQUISITO: para cursar uma determinada disciplina, o aluno deve ter sido aprovado em todas as disciplinas pré-requisitos para aquela matrícula. No IFUSP classificamos o requisito de duas formas:
  2. Pré-requisito forte: O aluno deve ter sido aprovado na disciplina REQUISITO.
  3. Pré-requisito fraco: O aluno deve ter cursado a disciplina REQUISITO e, se reprovado, a nota não pode ser inferior a um mínimo definido pela seção de alunos. São poucas as disciplinas com pré-requisito fraco, listadas na tabela V.
  4. INDICAÇÃO DE CONJUNTO: Ou, como é chamada no IFUSP, requisito paralelo. Neste caso, o aluno deve, ao menos, estar simultaneamente matriculado na disciplina de INDICAÇÃO DE CONJUNTO.
Para não haver problemas de cumprimento de requisitos para matrícula, são sugeridas grades horarias indicando em qual semestre cada disciplina deve ser cursada. No primeiro semestre, logo após o vestibular, todos os alunos são matriculados na mesma grade. Não há opção de modificação. A partir do segundo semestre, contudo, cada aluno deve fazer sua matrícula com base nas disciplinas que ele cumpre os requisitos e nas suas escolhas pessoais. Contudo, recomendamos fortemente que a grade sugerida seja seguida da melhor forma possível.