Métodos computacionais para determinação da condutividade térmica de materiais: Simulações de dinâmica molecular & cálculos de dinâmica de rede

Informações
Data: 
seg, 18/08/2025 - 16:00 até 17:30
Palestrante: 
Prof. Dr. Luiz Felipe Cavalcanti Pereira Departamento de Física - Universidade Federal de Pernambuco
Local: 
Sala de Seminários José Roberto Leite - Ed. Alessandro Volta, sala 110
Resumo: 

Atualmente, métodos computacionais são indispensáveis na descoberta, produção e caracterização de materiais, complementando teorias fundamentais e experimentos sofisticados. Do ponto de vista computacional, os métodos para determinar a condutividade térmica devida a fônons em materiais podem ser divididos em duas classes: simulações de dinâmica molecular e cálculos de dinâmica de rede. No caso da dinâmica molecular, a condutividade térmica é calculada diretamente do fluxo de calor em equilíbrio ou sob um gradiente de temperatura. Já na dinâmica de rede, a condutividade é obtida a partir da velocidade de grupo e do tempo de vida dos modos vibracionais do material. Em ambos os casos, as forças interatômicas são essenciais para a descrição do material e podem ser derivadas de: Métodos de primeiros princípios, Potenciais empíricos, ou Potenciais treinados por aprendizagem de máquina, que combinam a precisão dos primeiros princípios com o baixo custo computacional de métodos empíricos. Neste seminário, apresentarei os fundamentos dos principais métodos para determinação da condutividade térmica em sólidos não metálicos, discutindo vantagens e limitações de cada abordagem. Além disso, mostrarei resultados recentes em sólidos amorfos obtidos com potenciais interatômicos baseados em redes neurais artificiais. 

O Prof. Luiz Felipe é bacharel e Mestre em Física pela UFPE e Ph.D. pelo Trinity College Dublin. Foi pesquisador de pós-doutorado no Instituto Max Planck de Pesquisa em Polímeros, professor adjunto na UFRN, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e professor visitante na Universidade de Roma - La Sapienza. Atualmente, é professor do Departamento de Física da UFPE, coordenador do Centro de Computação de Alto Desempenho, e líder do Grupo de Transporte & Nanoestruturas. A partir de 2026, será também pesquisador associado ao International Centre for Theoretical Physics (ICTP) em Trieste.
 
A convite do Prof. Dr. Gustavo Martini Dalpian