Defesa de Tese de Doutorado de Pamela Costa Carvalho
Convidamos todos a prestigiar!
Título da Tese:
“Formação e estabilidade de nanoestruturas magnéticas complexas via abordagens de primeiros princípios e dinâmicas de spins”
Resumo:
Neste trabalho, investigamos o papel da interação Dzyaloshiinski-Moryia (DMI) e da interdifusão atômica interfacial na formação, estabilização e dinâmica de nanoestruturas magnéticas complexas em filmes finos metálicos. Foi utilizada uma metodologia inovadora, combinando cálculos de estrutura eletrônica baseados em primeiros princípios e simulações atomísticas de dinâmica de spins. Os resultados indicam condições favoráveis para a existência de nanoestruturas magnéticas quirais em sistemas de multicamadas metálicas, contribuindo significativamente para o entendimento de propriedades magnéticas complexas e suas potenciais aplicações tecnológicas.
Banca Examinadora:
- Prof. Dr. Helena Maria Petrilli – IFUSP
- Prof. Dr. Luiz Carlos Miranda Nagamine – IFUSP
- Profa. Dra. Vivian Vanessa França Henn – UNESP
- Prof. Dr. Carlos Moyses Graça Araújo – Karlstad University
- Dr. Ramon Cardias Alves de Almeida – CBPF
Detalhes do Evento
- Data: 15/08/2025
- Horário: 14h
- Local: Edifício Principal, sala 2006
O evento é aberto ao público e todos os interessados estão convidados! Venha conhecer mais sobre esta pesquisa inovadora que explora desafios centrais na física de materiais e nanoestruturas magnéticas.