Seminário do DFMT aborda distorções octaédricas e correlações eletrônicas em óxidos

Estruturas octaédricas e nuvens de densidade eletrônica em óxidos de metais de transiçãoSeminário do DFMT aborda distorções octaédricas e correlações eletrônicas em óxidos

O Departamento de Física dos Materiais e Mecânica (DFMT/IFUSP) anuncia o seminário "Distorções octaédricas, interfaces e correlações eletrônicas em óxidos: rumo ao controle de fases quânticas", ministrado pelo Prof. Dr. Walber Hugo de Brito, no dia 4 de novembro de 2026 (quarta-feira), às 16h, na Sala de Seminários José Roberto Leite (Ed. Alessandro Volta, bloco C, sala 110).

Sobre o seminário

A palestra tratará de óxidos de metais de transição, classe de materiais em que elétrons fortemente correlacionados dão origem a uma variedade de fases quânticas. A apresentação abordará como as distorções octaédricas, desvios na geometria dos octaedros que coordenam os íons metálicos, e as interfaces entre diferentes óxidos atuam sobre as correlações eletrônicas, abrindo caminhos para o controle dessas fases.

Sobre o palestrante

O Prof. Dr. Walber Hugo de Brito é professor doutor do Instituto de Física da USP (IFUSP), vinculado ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica (DFMT). Possui graduação em Física dos Materiais (bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), mestrado em Física (2012) pela mesma instituição e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), com período sanduíche na Rutgers University (2014). Realizou pós-doutorado no Brookhaven National Laboratory (2016–2018) e no Departamento de Física e Astronomia da Rutgers University (2018–2019), e foi pesquisador visitante no Rutgers Center for Materials Theory em 2024. Entre 2019 e 2025, foi professor adjunto da UFMG. Tem experiência em Física da Matéria Condensada, com interesse principal em simulação computacional e modelagem de materiais fortemente correlacionados, dedicando-se ao estudo das propriedades eletrônicas de óxidos de metais de transição, compostos intermetálicos e actinídeos.

Detalhes do Seminário

Data: 4 de novembro de 2026 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Sala de Seminários José Roberto Leite — Ed. Alessandro Volta (bloco C), sala 110

Adicionar ao calendário →