Luan de Souza Silva

Foto de Luan de Souza Silva
Nome Completo: Luan de Souza Silva
Departamento: FMT
Prédio: AVC - Alessandro Volta C
Sala: 111
Função: Estudante de Doutorado
Orientador: Luis Gregorio Dias da Silva
Telefone: (12) 98221-5066
E-mail adicional: luansouzasilva@usp.br

Experiências Acadêmicas

Graduado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) entre 2021 e 2024, atualmente é aluno de doutorado direto, com previsão de conclusão entre 2025 e 2030. A seguir estão algumas de suas experiências acadêmicas:

Iniciação Científica (2022-2023)

Participou de um projeto com bolsa PIBIC intitulado "Evolução temporal de funções de Green de sistemas quânticos com redes neurais", onde utilizou métodos de aprendizado de máquina para a previsão de séries temporais, com o objetivo de calcular funções de Green em sistemas quânticos.

Iniciação Científica (2024-2024)

Conduziu um projeto com bolsa FAPESP sobre "Transição metal-isolante de Mott no modelo de Hubbard com assimetria partícula-buraco". Neste projeto, aplicou métodos como diagonalização exata e o grupo de renormalização da matriz de densidade para estudar transições de fase quânticas em sistemas correlacionados.

Doutorado (2025 - 2030)

Atualmente, é doutorando com bolsa FAPESP no projeto "Sistemas quânticos de muitos corpos não-Hermitianos na abordagem do grupo de renormalização por matriz densidade", onde desenvolve novas teorias e métodos numéricos para tratar sistemas não-hermitianos. Esses sistemas, em geral, correspondem a sistemas com alguma forma de dissipação, como, por exemplo, um circuito quântico em contato com um reservatório de partículas.