Bolsa de Pós-Doutorado em Física dos Materiais – FAPESP
Área de Pesquisa: Interação da radiação eletromagnética com a matéria
Local: Instituto de Física, Universidade de São Paulo (IF-USP)
Pesquisador Responsável: Prof. Danilo Mustafa
Prazo para inscrição: 31/10/2025
Número do Processo FAPESP: 2025/00720-0
Publicado em: 30/09/2025
Resumo da Oportunidade
O Instituto de Física da USP oferece uma bolsa de pós-doutorado FAPESP de 24 meses, com possibilidade de prorrogação e uma Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). A pesquisa é voltada para o campo de espectroscopia de terras raras, com foco na absorção e liberação de moléculas intercaladas em Hidróxidos Duplos Lamelares (HDLs).
Objetivos do Projeto
- Aplicar a teoria de Judd-Ofelt para investigar o comportamento espectroscópico de íons de terras raras.
- Realizar a síntese de HDLs com moléculas intercaladas, analisando a evolução estrutural durante sua formação.
- Realizar medições ex situ e in situ para monitorar a adsorção e liberação de moléculas durante a síntese.
Habilidades Esperadas
- Doutorado em Física ou Química.
- Experiência em preparação de amostras utilizando métodos químicos e técnicas de caracterização como difração de raios X, fotoluminescência e análise CHN.
- Habilidade para redigir manuscritos científicos e propostas em inglês.
Benefícios
O selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R\$ 12.570,00, além de uma reserva técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para despesas relacionadas à pesquisa.
A oportunidade está aberta para candidatos brasileiros e estrangeiros.
Como se Inscrever
Envie sua inscrição, contendo currículo atualizado, carta de motivação e contatos de referências, para o e-mail abaixo:
Prazo final: 31/10/2025
Local da Pesquisa
Endereço: Rua do Matão, 1371 – Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, São Paulo, SP
Laboratório: Laboratório de Nanomateriais e Aplicações (LNA)