Biofísica e Física Médica

Carla Goldman
Estudo de problemas de equilíbrio e de transportes em sistemas biológicos.


Cristiano Luis Pinto de Oliveira

  1. Teoria de Espalhamento a Baixos Ângulos e Difração de Raios X;
  2. Métodos para modelagem de dados de espalhamento de difração para sisteamas orientados e aleatoriamente orientados;
  3. Matéria mole e Biofísica;
  4. Interações proteína-proteína, proteína-surfactantes e formação de complexos;
  5. Estruturas auto-organizadas de RNA/DNA;
  6. Materiais nanoestruturados e nanopartículas;
  7. Processos de síntese de nanopartículas metálicas;
  8. Propriedades estruturais de cristais líquidos;
  9. Desenvolvimento de instrumentação para aplicações com espalhamento/difração de raios x e espalhamento de luz.


Elisabeth Mateus Yoshimura
Dosimetria da radiação ionizante por termoluminescência (TL) e luminescência opticamente estimulada (OSL): estudo de propriedades e aprimoramento de dosímetros TL e OSL; dosimetria de procedimentos médicos. Radiação ambiental (gama e radônio): desenvolvimento de metodologia e aplicação ao conhecimento das doses populacionais utilizando técnicas de detecção de traços, espectroscopia gama e TL. Estudo de defeitos em cristais iônicos e vidros com as técnicas de absorção óptica, correntes termoiônicas e TL/OSL.Distribuição de luz em tecidos biológicos e dosimetria em terapia com lasers de baixa intensidade.
Link para a página do grupo: 
http://www.dfn.if.usp.br/pesq/dosimetria/index.htm.


Kaline Rabelo Coutinho
Desenvolvimento de técnica e algoritmos para viabilizar estudos teóricos de propriedades estruturais e eletrônicas de sistemas moleculares de interesse biológico. Aplicação de técnica de modelagem molecular com simulação computacional e cálculos quânticos.


Leandro Ramos Souza Barbosa
Tem experiência na área de biofísica, com ênfase em estrutura de proteínas em solução, determinação de seu envelope e também no estudo dos potenciais de interação proteína-proteína e em sua agregação. Para tanto, utilizamos as técnicas de espectroscopia como absorção ótica e fluorescencia além de técnicas calorimétricas.


Maria Teresa Lamy

  1. Espectroscopias ópticas (absorção e fluorescência), ressonância magnética eletrônica, espalhamento de luz e calorimetria, no estudo estrutural de moléculas e sistemas de interesse biológico.
  2. Interação entre moléculas bioativas e membranas modelo: estudos estruturais.
  3. Propriedades termo-estruturais de agregados anfifilicos usados como modelo de membranas biológicas, ou como transportadores de fármacos e material genético.

Link para a página do grupo: http://fig.if.usp.br/~biofisic/.


Paulo Roberto Costa
Física Médica com ênfase em radioproteção na área de diagnóstico por imagens. Métodos matemáticos para determinação de barreiras protetoras em salas radiológicas. Determinação das propriedades físicas de materiais utilizados em radioproteção. Espectrometria por raios x e suas aplicações em radioproteção. Controle de qualidade e dosimetria em equipamentos de tomografia computadorizada. Controle de qualidade e dosimetria em departamentos de diagnóstico por imagens.


Silvio Bruni Herdade
Física Médica. Espectrometria de raios x aplicada à radiologia convencional e mamografia. Espectrometria de raios x pelo método do espalhamento Compton. Imagens médicas: ressonância magnética, ultrassom, proteção radiológica.