Simpósios e Prêmios de Pós-Graduação - IFUSP

Em 2022, a Comissão de Pós-Graduação (CPG) organizou o 1º Simpósio de Pós-Graduação para celebrar a retomada das atividades presenciais pós-pandemia e recepcionar os novos estudantes de Mestrado e Doutorado do Instituto de Física da USP. O evento busca promover reflexões sobre o papel e o rumo da pesquisa e da pós-graduação no IF, na USP, no Brasil e no mundo.

Além de apresentações e palestras de grandes nomes do Instituto e da Física, o Simpósio também inclui a cerimônia de entrega dos Prêmios de Pós-Graduação, criados para valorizar nossos alunos em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, reconhecendo e incentivando o desempenho deles em diferentes frentes de atuação.

Atualmente, a CPG prevê edições anuais do Simpósio e a divulgação é feita com a publicação do edital de abertura das inscrições para os Prêmios de Pós-Graduação. Alunos, orientadores e demais membros da comunidade IFUSP são convidados a inscrever seus próprios trabalhos e/ou os trabalhos dos colegas nas seguintes categorias:

• Melhor Tese de Doutorado.
  • Melhor Dissertação de Mestrado.
  • Destaque de artigo científico - que deve ter contado com a participação relevante do(a) aluno(a) de pós-graduação inscrito(a) nesta categoria.
  • Destaque de participação em evento internacional (online ou presencial) - no qual o(a) estudante tenha apresentado trabalho.
  • Destaque de pesquisa de aluno(a) iniciante - voltado para estudantes do 1º ano de pós-graduação no IFUSP.
  • Destaque em ensino, monitoria ou estágio.
  • Destaque em instrumentação ou desenvolvimento de software.
  • Destaque em inovação e empreendedorismo.
  • Destaque em inclusão, diversidade e equidade. Prêmio voltado para estudantes que contribuíram em benefício de grupos sociais subrepresentados na academia. A contribuição pode se dar de diversas formas, dentre elas pesquisa científica e atividades que levaram a uma maior visibilidade desses grupos na academia, bem como outras iniciativas meritórias.

Veja abaixo os Simpósios já realizados!

Simpósio de Pós-Graduação do IFUSP - 2023

Simpósio de Pós-Graduação do IFUSP - 2022 (cuja programação incluiu também um Colóquio Gleb Wataghin com a participação do Prof. Neil Turok do Instituto Perimeter de Física Teórica - Canadá)