Professores à procura de orientandos

Oportunidade de pós-graduação em Dinâmica Não Linear (06/12/2019)

Procura-se alunos para Doutorado Direto com bolsa FAPESP para desenvolver projeto de pesquisa sobre Dinâmica Não Linear, sob coordenação do Prof. Iberê Luiz Caldas. A pesquisa de DD abrangerá um dos tópicos a seguir:
- mapas simpléticos em um plasma confinado;
- controle do transporte de partículas em plasmas;
- predição de transições críticas em sistemas dinâmicos.
Podem concorrer à bolsa alunos do último semestre de graduação ou recém-formados, aprovados no EUF, com bom histórico escolar e nível de inglês, de acordo com os critérios estabelecidos pela FAPESP. Espera-se que o(s) candidato(s) possa(m) realizar estágio no exterior com vistas a realizar parte do trabalho da tese com colaboradores em instituições de pesquisa na Europa ou nos Estados Unidos.
Os interessados em um ou mais tópidos acima elencados devem enviar PDFs do histórico escolar e do Curriculum Vitae para o e-mail do Prof. Iberê.

Prof. Iberê Luiz Caldas: ibere@if.usp.br
Datas-limite para manifestação de interesse: 14/02/2020 (para início no 1º semestre) e 31/05/2020 (para início no 2º semestre).

Oportunidade de pós-graduação em Estados Quânticos Topológicos e Exóticos (20/08/2019)

Procura-se aluno(a) de mestrado ou doutorado/doutorado direito a fim de desenvolver projeto de pesquisa experimental com complementação teórica.
O(a) bolsista desenvolverá projeto de pesquisa dentro do projeto Jovem Pesquisador FAPESP InvestInTopQuantEx (An investigation into topological and exotic quantum states under extreme conditions). Este projeto visa entender os fenômenos quânticos emergentes produzidos pelas correlações eletrônicas e do emaranhamento de spins, próximo de uma transição de fase quântica, com o objetivo de revelar futuras aplicações na realização de novos materiais funcionais [1, 2].
Podem concorrer às bolsas alunos do último semestre da graduação, alunos de mestrado em física, química e geofísica, aprovados no EUF, com bom histórico escolar e nível de inglês.
Este projeto está sediado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Espera-se que o(a) candidato(a) à vaga tenha a oportunidade de estágio no exterior visando realizar parte de seu trabalho de teses com nossa rede de colaboradores em instituições de pesquisa na Europa, Estados Unidos e Japão*.

[1] 4-spin plaquette singlet state in the Shastry–Sutherland compound SrCu2(BO3)2.  Zayed, Larrea et. al., Nature Physics (2017) (https://doi.org/10.1038/nphys4190)
[2] Sequential localization of a complex electron fluid.  Martelli, Larrea et. al., PNAS (2019) (https://www.pnas.org/content/early/2019/08/19/1908101116)

Prof. Dr. Julio A. Larrea Jr.: larrea@if.usp.br
Data limite para a manifestação de interesse: 23/09/2019.

* Instruções sobre o processo seletivo serão dadas após contato

Oportunidade de pós-graduação em Física Nuclear (01/07/2019)

Procura-se aluno(a) de mestrado ou doutorado com interesse em física experimental e/ou simulações computacionais. Oportunidade em desenvolvimento de instrumentação nuclear para altas energias, com possível colaboração com o CERN. Projeto internacional em parceria com a Universidade de Nottingham. Desejável conhecimentos e interesse em Python e C++. Assuntos a desenvolver: instrumentação nuclear; detectores gasosos microestruturados; transporte eletrônico e iônico em meio gasoso; técnicas de microfabricação; simulações multifísicas pelo método de elementos finitos; etc..
Prof. Dr. Tiago Fiorini da Silva: tfsilva@if.usp.br
High Energy Physics and Instrumentation Center (HEPIC)

Oportunidade de pós-graduação em Fusão Termonuclear Controlada
(http://portal.if.usp.br/controle/)

Procura-se aluno(a) de mestrado ou doutorado afim de desenvolver projeto de pesquisa teórica sobre o controle do confinamento de plasmas em tokamaks por um dispositivo denominado diversos que controla o campo magnético caótico e, consequentemente, o transporte anômalo de partículas no plasma confinado. O projeto faz parte da colaboração científica entre o Departamento de Física do ITA e o Departamento de Física Aplicada do IFUSP*.
Os interessados devem contatar:
Profa. Marisa Roberto (Departamento de Física do ITA): r.marisa@gmail.com;
Prof. Iberê Luiz Caldas (Departamento de Física Aplicada): ibere@if.usp.br.

*Delineating the magnetic field line escape pattern and stickiness in a poloidally diverted tokamak. C. G. L. Martins, M. Roberto, I. L. Caldas. Physics of Plasmas 21, 082506 (2014).
Symplectic Maps for Diverted Plasmas. I. L. Caldas et al.. IEEE Transactions on Plasma Sciences 46, Issue 7, 2354-2361 (2018).