Aluno(a) de intercâmbio ou mobilidade

Para alunos de programas de mestrado ou doutorado internacionais, favor clicar aqui.

Se você já está matriculado(a) em um programa de mestrado ou doutorado nacional, mas deseja cursar algumas disciplinas e desenvolver parte do seu projeto de pesquisa aqui no Instituto de Física, é possível efetuar uma matrícula como aluno(a) de mobilidade, ou de intercâmbio. A partir desse vínculo, você pode passar um período de 3 a 12 meses no Instituto, renovável por mais 12 meses, desde que haja autorização da sua instituição de origem.
Como aluno(a) de mobilidade/intercâmbio, você terá direito à carteirinha da USP para usufruir dos serviços de biblioteca; atividades esportivas; refeição e do Hospital Universitário.

Para formalizar esse tipo de matrícula, é necessário enviar à Secretaria de Pós-Graduação (atendepgif@usp.br) os seguintes documentos:

a) Carta de recomendação do(a) orientador(a) docente da instituição de origem;
b) Comprovante de matrícula do(a) interessado(a);
c) Termo de adesão para alunos de mobilidade firmado pela instituição de origem;
d) Parecer do(a) docente do IFUSP aceitando supervisionar o(a) estudante (lembrando que este(a) professor(a) precisa estar credenciado(a) no Programa de Pós-Graduação do IF);
e) Plano de pesquisa indicando o início e o término da colaboração no Instituto com cronograma de atividades a serem desenvolvidas na USP dentro do período especificado.

Após análise e aprovação da documentação pela Comissão de Pós-Graduação, o(a) intercambista será cadastrado(a) pela Secretaria no Janus, sistema que reúne todas as informações acadêmicas do(a) estudante durante a permanência em nosso programa.