Mestrado e Doutorado

 

O prazo para depósito de alunos matriculados a partir de 21/12/2013 é de 36 meses para o mestrado, 56 meses para o doutorado e 68 meses para o doutorado direto.
Para mais informações, pedimos que ambos os grupos de alunos consultem os regulamentos constantes no link Regimento da USP e Normas do Programa.

 

Antes do depósito

Verifique se seu texto está corretamente formatado e apresentando todas as informações exigidas (folha de rosto em português e inglês; ficha catalográfica; resumo e abstract, entre outros) e PROGRAME-SE, pois depósitos digitais efetuados na data-limite do Janus não poderão ser alterados! Em caso de dúvidas, contate a Secretaria ANTES de depositar. 


ATENÇÃO: se você tiver qualquer restrição ou objeção à disponibilização da dissertação ou tese na Biblioteca Digital e precisar realizar uma sessão de defesa fechada em razão de registro de patente, etc., entre em contato com a Secretaria para se informar sobre os procedimentos de depósito para estes casos! Faça isso com a máxima antecedência possível! Veja a Resolução 7570 de 03/10/2018.

 

Documentação necessária

1) Exemplar em PDF da dissertação ou tese;
2) Declaração de anuência de depósito feita pelo(a) orientador(a) (assinada, em PDF);
3) Atestado de aceitação de orientação (assinado, em PDF);
4) Sugestão de membros para composição de comissão julgadora de Mestrado (assinada, em PDF) ou Sugestão de membros para composição de comissão julgadora de Doutorado (assinada, em PDF);
5) Cópias frente e verso do RG ou RNM (caso de estrangeiros) e do diploma de Graduação;
6) Docx. contendo Resumo e Abstract do trabalho com, respectivamente, Palavras-chaves e Keywords;


Depósito, agendamento e defesa


IMPORTANTE: alunos com matrícula irregular, ou que estejam devendo documentação à Secretaria e/ou à Biblioteca não conseguem realizar o depósito digital e são imediatamente desligados do curso passada a data-limite de depósito do Janus!

1) Envie um e-mail para bancasif@usp.br solicitando o depósito da dissertação/tese. No corpo da mensagem, informe seu nome completo e número USP e anexe: o exemplar da dissertação/tese; a sugestão de membros para composição da comissão julgadora e o docx. contendo Resumo e Abstract do trabalho. Somente ao receber o “ok” da Secretaria, prossiga com o depósito digital conforme as próximas instruções. (É por isso que você precisa se programar… Caso haja qualquer coisa errada com o texto, ou com a documentação, a Secretaria poderá te alertar e você terá tempo hábil para corrigi-los e fazer o depósito digital sem intercorrências.)

1.1) Imprima e entregue na Secretaria a declaração de anuência de depósito pelo(a) orientador(a); o atestado de aceitação de orientação; a sugestão de membros para composição da comissão julgadora e as cópias frente e verso do RG/RNM e do diploma de Graduação. Estes documentos integrarão o processo para emissão do diploma de pós-graduação, por isso precisamos das cópias físicas.


2) No Janus, entre em “Aluno regular” > “Depósito”. 

2.1) Preencha e marque todos os campos obrigatórios (eles estarão sinalizados com *) e não se esqueça de anexar:

a) a sugestão de membros para comissão julgadora feita pelo(a) orientador(a);
b) a anuência de depósito feita pelo(a) orientador(a) e;
c) a dissertação ou tese.

ATENÇÃO: certifique-se de que a sugestão e a anuência de depósito estejam com a mesma data.


d) Em “número de páginas”, insira o número que consta na última página de Referências Bibliográficas do seu texto. Em “volumes”, digite “1”.

e) Em "Comprovante de entrega de versão impressa", anexe uma cópia da folha de rosto em português da sua dissertação/tese.


2.2) Pressione “Submeter” (se você clicar em “Salvar”, as informações inseridas no sistema ficarão gravadas no Janus, mas não serão encaminhadas à Secretaria nem à CPG).


3) Assim que o depósito digital for submetido, você e seu/sua orientador(a) receberão algumas mensagens automáticas do Janus confirmando cadastro e homologação do depósito.


4) Depois que a banca for indicada e aprovada pela CPG, a Secretaria entrará em contato com você e com o seu/sua orientador(a) para que vocês agendem, junto aos membros titulares e suplentes, uma data para a realização da defesa. Lembramos que é interessante os membros terem pelo menos 20 dias para leitura de dissertação de Mestrado e 30 dias para tese de Doutorado.


5) Uma vez realizada a defesa, a Secretaria encaminhará a você, por e-mail, orientações para que a sua dissertação/tese seja disponibilizada na Biblioteca Digital.

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