Mestrado e Doutorado

EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19, TODOS OS DEPÓSITOS ESTÃO SENDO RECEBIDOS POR E-MAIL POR TEMPO INDETERMINADO. BASTA MANDAR O PDF DA DISSERTAÇÃO/TESE E DEMAIS FORMULÁRIOS EXIGIDOS PARA CPGBANCA@IF.USP.BR. LEMBRANDO QUE TODOS OS ARQUIVOS PRECISAM ESTAR EM FORMATO PDF.

*** De acordo com a Circ.CoPGr/62/2020 de 17/08/2020 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, para alunos cujos prazos de depósito de monografia de qualificação/dissertação/tese vençam até dia 31/12/2020, é possível solicitar prorrogação por até 12 meses, desde que o pedido seja feito com, pelo menos, 3 meses de antecedência da data-limite para depósito informada no Janus. Esses pedidos também devem ser encaminhados a cpgbanca@if.usp.br (basta uma carta com assinatura do/a aluno/a e do/a orientador/a explicitando o período de prorrogação considerado necessário com justificativa). ***


Inicialmente, o prazo para depósito de alunos matriculados a partir de 21/12/2013 é de 36 meses para o mestrado, 56 meses para o doutorado e 68 meses para o doutorado direto. No caso de alunos matriculados antes desta data, o prazo para depósito é de, respectivamente, 4, 5 e 6 anos. Para mais informações, pedimos que ambos os grupos de alunos consultem os regulamentos constantes no link Regimento da USP e Normas do Programa.

Orientações para depósito

Lembrando que o ideal é que participantes de bancas de mestrado e doutorado tenham, respectivamente, 20 e 30 dias para ler a dissertação/tese, e que a Secretaria precisa de tempo para providenciar a indicação, aprovação e cadastro das bancas, o agendamento e o envio do material, frisamos o seguinte: os depósitos devem ser feitos respeitando-se o prazo mínimo de 45 dias entre depósito e defesa. Alunos e orientadores que tiverem urgência na realização das defesas serão, eventualmente, convocados a ajudar no processo de agendamento, observando a disponibilidade da sala de defesas.
Para efetuar o depósito da dissertação/tese, o(a) aluno(a) deverá comparecer à Secretaria de Pós-Graduação para entregar:

  • Exemplares

Consulte a Secretaria para obter mais informações sobre a entrega dos exemplares impressos.
Clique aqui para ver as instruções para formatar a sua dissertação/monografia/tese.

  • Cópias

- Carteira de identidade (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) no caso de estrangeiros;
- Diploma de Graduação (frente e verso).

  • Documentos (ATENÇÃO: nenhum documento pode ser preenchido à mão!)

- Pedido de defesa de dissertação ou tese;
- Atestado de aceitação de orientação;
- Declaração de conclusão de dissertação ou tese;
- Pedido de restrição de publicação da dissertação/tese na Biblioteca Digital (obrigatório APENAS para quem tiver alguma objeção à disponibilização da dissertação/tese);
- Sugestão de membros para banca examinadora de Mestrado e Doutorado (para alunos matriculados antes de 21/12/2013). Lembrando que, neste caso, membros internos da banca podem ser tanto professores do IFUSP, ativos ou aposentados, quanto professores de outras unidades que estejam credenciados neste programa.
- Sugestão de membros para banca examinadora mestrado (para alunos matriculados a partir de 21/12/2013)
- Sugestão de membros para banca examinadora doutorado (para alunos matriculados a partir de 21/12/2013)

ATENÇÃO: além de seguir as instruções acima descritas, todos os alunos matriculados a partir de 21/12/2013 devem clicar AQUI e respeitar as orientações do documento de novos procedimentos para depósito e composição de banca.
 



IMPORTANTE

ANTES DE COMPARECER À CPG PARA EFETUAR O DEPÓSITO, o(a) aluno(a) deverá enviar o resumo do trabalho, palavras-chave, abstract e keywords (em formato DOC./DOCX.), dissertação/tese (formato PDF) e o documento com a sugestão de membros para composição da banca para o endereço cpgbanca@if.usp.br, com assunto "Resumo e dissertação/tese de (nome do candidato)".

APÓS A DEFESA, o(a) aluno(a) deverá comparecer à CPG para receber as orientações finais!