Espaços formativos complementares

A formação do(a) estudante pode ser complementada com diversas atividades ligadas a programas institucionais, tais como Iniciação a Docência, atividades de pesquisa vinculadas a programas de Iniciação Científica, ou atividades de extensão e programas de monitorias em disciplinas da graduação. Essas oportunidades constituem um espaço complementar de formação que contemplam distintas dimensões, da pesquisa ou da prática docente.
 
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
 
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como uma de suas características principais a valorização da parceria entre Universidade e Escola. Um de seus objetivos é possibilitar que novas práticas de ensino possam ser pensadas de acordo com as características e necessidades da escola vivenciada pelos(as) diferentes bolsistas que atuam no projeto. Considerando estes pressupostos, o subprojeto Física USP busca colocar o reconhecimento do espaço escolar e suas necessidades como base principal do trabalho. A partir disto, diferentes atividades destinadas ao Ensino de Física são elaboradas, implementadas e avaliadas pelos(as) participantes do projeto, que inclui alunos(as) de graduação, professores(as) de Física da escola e orientadores(as) (docentes da universidade). Atualmente o projeto conta com 30 bolsistas de iniciação à docência, 6 professores de Física de diferentes escolas e duas docentes do IFUSP que orientam os trabalhos.
 
Programa de Residência Pedagógica (PRP)
 
Programa de Residência Pedagógica (PRP), da CAPES, tem como objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o(a) licenciando(a) a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecer e ampliar a relação entre as instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros(as) professores(as).
 
Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB)
 
Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os(as) alunos(as) em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional. Para concorrerem às bolsas, os(as) candidatos(as) precisam estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), da Superintendência de Assistência Social (SAS). Mais informações na página da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
 
Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)
 
Este programa é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. Seu principal objetivo é permitir que os(as) alunos(as) desenvolvam atividades e atuem como educadores(as) em cursos de Graduação. Assim, o programa é um espaço formativo relevante, pois permite tanto o aprofundamento na área do conhecimento da disciplina que o(a) estudante atua, quanto permite uma vivência efetiva de um espaço educacional. Em cursos nos quais atividades práticas e dinâmicas coletivas são realizadas, os(as) estudantes bolsistas do programa atuam em sala de aula, auxiliando o(a) docente responsável. Atualmente, cerca de 20 alunos(as) participam do programa por semestre, participando de disciplinas das diferentes áreas do conhecimento que compõe o curso.

 

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