Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA)

Apresentação

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) consistem em um conjunto de atividades extracurriculares a serem realizadas ao longo do curso de licenciatura, com o objetivo de complementar e diversificar a formação oferecida com as disciplinas e estágios durante a graduação. Tais atividades devem totalizar 200 horas e se dividem em diversas modalidades, de maneira que cada estudante escolhe, em linhas gerais, a forma como tal carga horária se distribui. Para serem validadas, as ATPA precisam ser aprovadas pela Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura (CoC-Lic).

Período de cadastro das ATPA

A recomendação é que a solicitação de cadastro das ATPA seja feita no semestre anterior ao de conclusão do curso. O(A) estudante deve reunir toda a documentação referente às 200 horas de atividades para cadastro das ATPA, no Sistema Júpiter, pela Comissão de Graduação do IFUSP.

Tipos de atividade

No documento Lista de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ver aqui) é apresentado um conjunto de possibilidades que podem compor as ATPA. Cada atividade possui uma carga horária individual e um limite de horas que podem ser destinadas a ela, garantindo a diversificação da formação extracurricular. É possível ainda solicitar a inclusão de alguma atividade alinhada com as categorias gerais a seguir, mas que não está prevista inicialmente na lista. Para isso, é necessário apresentar justificativa, conforme as orientações no documento Ficha de ATPA (ver aqui). As principais categorias que compõem as ATPA são:

• Participação/organização em eventos acadêmicos;
  • Planejar/ministrar minicursos ou palestras;
  • Realização de cursos de extensão;
  • Realização de monitorias;
  • Publicação de trabalhos;
  • Participação em projetos de iniciação científica ou grupos de pesquisa sob supervisão;
  • Realização de trabalho voluntário;
  • Participação na gestão de centro acadêmico ou representação discente;
  • Participação em eventos artístico-culturais ou esportivos.
  • Realização de estágios (não o supervisionado)

Portfólio/Documentação

Cada atividade a ser cadastrada como ATPA deve contar com dois documentos:

1. Um comprovante de participação (certificado, atestado, declaração, relatório etc.), conforme especificado na Lista de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento;
  2. Uma Ficha de ATPA, em que estão reunidas informações sobre a atividade, além de uma breve descrição das ações realizadas, destacando a contribuição para a formação na licenciatura.
A reunião da documentação de todas as atividades, totalizando as 200 horas, configura-se como um portfólio. Além das Fichas de ATPA, é preciso preencher também o Formulário de Submissão das Fichas de ATPA (ver aqui) para listar todas as atividades realizadas. O Formulário, em conjunto com as Fichas de ATPA e os comprovantes de cada uma das atividades devem ser encaminhados para o e-mail coclic@if.usp.br.

Avaliação

A responsabilidade pela avaliação e atribuição dessas 200 horas de ATPA é da coordenação da CoC-Licenciatura. Para mais informações, sugestões ou esclarecimentos de dúvidas, envie um e-mail para: coclic@if.usp.br.