Iniciação científica

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem como objetivos  proporcionar aos(às) estudantes de graduação a aprendizagem de metodologias científicas, técnicas e conhecimentos de sua área de atuação, por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa. O Programa atende estudantes dos cursos de graduação desde 1983, colocando-os(as) em contato com diferentes grupos e linhas de pesquisa. Visando estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico, os(as) estudantes são orientados(as) por um(a) pesquisador(a) experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento, sob as condições criadas pelo confronto direto com os problemas práticos da pesquisa. Os(As) estudantes podem desenvolver pesquisa com bolsa oferecida por agências de fomento, com bolsa de programas da própria USP ou sem bolsa.

Os cadastros de alunos(as) de Iniciação Científica, com ou sem bolsa, devem ser feitos pelo(a) orientador(a), diretamente no Sistema Atena. É preciso fazer uma solicitação à Comissão de Pesquisa para que o projeto seja ativado. 
 
Anualmente, a Comissão de Pesquisa do IFUSP faz a divulgação da abertura do Edital para bolsas PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI, elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, para que os(as) alunos(as) possam concorrer às bolsas oferecidas pelo CNPq. 
 
Mais informações sobre o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica odem ser obtidas na página da Comissão de Pesquisa do IFUSP, menu Programas e Apoios, link Iniciação Científica e na página da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
 
 

 

Desenvolvido por IFUSP