O curso de Licenciatura em Física

Resumo do Projeto Pedagógico

O curso de Licenciatura em Física tem como objetivo principal a preparação de educadores na área de Física na perspectiva de uma formação científica e humana abrangentes para a atuação, de forma inovadora, na educação científica contemporânea.

O curso oferece ao(à)s futuro(a)s licenciado(a)s uma formação geral sólida em Física, integrado às teorias da Educação e uma inserção ao Ensino de Física e Ciências através da reflexão de suas bases teóricas e de seu exercício educacional. Os conteúdos de Física e de Ciências constituiem a maior parte do currículo e abrangem o estudo das teorias físicas, incluindo tanto suas bases experimentais como o instrumental matemático que as estrutura. A história do conhecimento científico e sua aplicação ao mundo natural e tecnológico complementam a formação do(a) licenciando(a) em Física.

O processo de formação de professore(a)s exige o desenvolvimento de atividades práticas, ao lado das atividades teóricas, de forma integrada. Estas atividades incluem a realização de estágios supervisionados que têm por objetivo estabelecer um vínculo mais estreito entre as disciplinas de conteúdo específico e a prática profissional, constituindo uma oportunidade única de preparação de futuro(a)s professore(a)s.

O currículo do Curso de Licenciatura envolve uma programação básica de oito semestres para o curso diurno, ou de dez semestres para o curso noturno, com um conjunto de disciplinas obrigatórias que proporcionam uma formação básica em Física, Ensino de Física e Ciências e Educação, além de algumas disciplinas voltadas para a reflexão do conteúdo de ciências tratado na escola (e não só física), bem como para a elaboração, aplicação e avaliação de materiais didáticos. Além disso, existe um conjunto de disciplinas de natureza interdisciplinar que articulam o conhecimento de física com o de outros campos de conhecimento (biologia, corpo humano, meio ambiente, astronomia etc.).

Facilidades para o(a)s aluno(a)s

O Instituto de Física possui salas com computadores acessíveis ao(à)s estudantes, salas de estudo e salas de monitorias para auxílio nas disciplinas do curso. A biblioteca do Instituto de Física conta com um rico acervo de obras especializadas e oferece acesso a um grande número periódicos nacionais e internacionais.

O Instituto conta ainda com laboratórios didáticos bem equipados para realização de experimentos ligados a conteúdos de disciplinas específicas de Física e também um laboratório Didático-Pedagógico onde o(a)s aluno(a)s desenvolvem materiais didáticos e planejam atividades didáticas para os estágios e disciplinas ligadas a sua formação pedagógica, integrando conhecimentos de Física e Educação.

Inserção Profissional

O perfil do(a) licenciando(a) permite a atuação no ensino médio na rede pública ou privada de ensino. Por meio de escolha de disciplinas optativas é possível ter uma formação mais voltada para a educação em ciências, o que possibilita a atuação do(a) licenciado(a) no Ensino Fundamental II. O(a) licenciado(a) também pode atuar no ensino superior, com a complementação de sua formação em programas de pós-graduação.

Além da prática docente, também é possível atuar na elaboração de materiais didáticos, na criação de propostas curriculares, na constituição de exposições de divulgação científica, na montagem de laboratórios didáticos, em editoras e outras atividades de naturezas semelhantes. Em síntese, busca-se formar o(a) licenciado(a) em Física de forma que ele(a) possa atuar na Educação Científica de forma original, renovando as práticas de ensino estabelecidas.